Que saudade do velho futsal gaúcho

Faltam três jogos para finalizar o primeiro turno da Liga Gaúcha de Futsal, e o Atlântico segue na liderança isolada com 19 pontos (6 vitórias, 1 empate e 1 derrota), dois pontos a mais que o seu arquirrival, ACBF de Carlos Barbosa. O aproveitamento do Galo na competição estadual é de 79%. Um aproveitamento que só reitera o favoritismo que o verde-rubro possui no gaúcho de futsal ao lado do time laranja de Carlos Barbosa. Nos últimos anos, a primeira fase da Liga Gaúcha tem servido para revelar alguns bons jogadores e para definir quem será o primeiro: Atlântico ou ACBF. É bem verdade que eventualmente aparece a Assoeva, mas a disputa no geral, é polarizada entre os dois maiores clubes de futsal do estado.

Não quero transmitir um ar de superioridade ou arrogância, mas convenhamos, a diferença é tão grande que o único jogo que nos empolga é Atlântico e ACBF. O futsal gaúcho, que no passado contava com Internacional, Horizontina, UCS, UPF, Ulbra entre outros, hoje não existe mais. A ALAF de Lajeado até deu sinais de que poderia surgir como uma força do futsal gaúcho e nacional, porém, sucumbiu na Liga Nacional e hoje segue como um clube intermediário do estado. O futsal gaúcho sempre foi referência com vários grandes clubes, mas hoje se resume a apenas dois, quiçá três, quando a Assoeva resolve desencantar.

Acredito que precisamos fazer algo para voltarmos a ser um estado com grandes agremiações, e que a Liga Gaúcha volte a nos trazer emoção. Alguns anos atrás o Caldeirão lotava para ver qualquer time do estado jogar, afinal, todos eram grandes jogos, diferente dos dias atuais. Qual é a graça de ver um jogo contra o Uruguaianense, Ibirubá, Selbach, entre outros. Algo precisa ser feito, caso contrário o futsal gaúcho perderá ainda mais a graça.

Próximo Jogo

Neste sábado, 30 de junho, às 20h, o Atlântico enfrenta o Uruguaianense, pela nona rodada da Liga Gaúcha de Futsal. A partida será realizada na cidade de Uruguaiana, e deverá contar com um bom público para assistir o líder do estadual e um dos melhores times de futsal do Brasil. O Uruguaianense é o oitavo colocado com 13 pontos ganhos, seis atrás do verde-rubro. Acredito que o Galo vença e mantenha a liderança isolada no certame gaúcho.

Por Fabio Lazzarotto

 

Comentários estão fechados.