Tecnologia é foco de primeiro encontro Cidades Digitais em Erechim

Nesta quinta-feira (30) Erechim sedia, até o final do dia, o Iº Fórum de Cidades Digitais do Alto Uruguai. Tendo como local o Salão de Atos da Universidade Regional Integrada (URI) compuseram a mesa diretiva na abertura, pela manhã, o Prefeito Luiz Francisco Schmidt, o Diretor da Rede Cidades Digitais José Marinho, o representante da AMAU Beto Bordin, e o Diretor Acadêmico da URI Adilson Stankiewicz. Secretários, vereadores e estudantes também compuseram a plateia do encontro de iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

O evento gratuito, promovido em parceria entre o Poder Executivo e a Rede Cidade Digital, pauta para os gestores públicos a área de tecnologia no desenvolvimento dos municípios. Objetivo destacado pelo diretor da RCD, José Marinho, ao abrir os trabalhos afirmando que “tecnologia é um assunto que independe do tamanho ou da localização de uma cidade. Todas devem ter acesso e interagir”.

Em seu pronunciamento, Luiz Francisco Schmidt enfatizou o fato de Erechim sediar pela primeira vez o Fórum, sua importância para toda a Região e o reflexo da tecnologia no cotidiano das pessoas. “As redes sociais aproximam e tornam possível falar com milhares de pessoas ao mesmo tempo. E os recursos tecnológicos nos auxiliam muito também no campo da gestão pública onde não podemos e nem devemos nos esconder, mas sim buscar sempre o melhor”. O Prefeito ainda completou: “os que estão aqui hoje querem aprender, e todos os dias são próprios para isso”.

Em meio a exemplos da utilização eficiente de recursos tecnológicos Erechim foi premiado com a entrega do título de “Projeto Inovador Alto Uruguai” ao Município, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Vanir Clara Bombardelli, Secretária da Pasta, juntamente com representantes da Smed, recebeu a homenagem ao projeto “Robótica para alunos das escolas públicas”.

O momento de valorização do trabalho foi retratado nas palavras do Diretor de Informática Educativa da Smed. Neumar Cardoso afirmou que “esse projeto, iniciado apenas no ano passado, já envolve professores e busca atingir o maior número de alunos possível”. Sara Provin, Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Erechim, completou as colocações: “seguimos capacitando para que todo o trabalho feito nas escolas seja direcionado à utilização da tecnologia e sensibilizar os alunos para que a utilizem cada vez mais, nos motiva”.

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais