Coordenações paroquiais de Catequese encerram encontros do ano com retiro

As coordenações de catequese das Paróquias da Diocese de Erexim participaram do seu último encontro deste ano, nesta segunda-feira, 28, festa de São Judas Tadeu e São Simão, na Capela da Reconciliação do Santuário N. Sra. de Fátima. O encontro foi em forma de retiro, assessorado pela Ir. Silvânia Fátima Golfetto, Superiora Regional das Irmãs Ursulinas Filhas de Maria Imaculada, residente em Passo Fundo.

Num primeiro momento, ela motivou o grupo para a leitura orante da passagem do evangelho de São Lucas (5,1-11) sobre o seguimento de Jesus, dando para isto algumas indicações explicativas do texto. Em cinco grupos, os participantes seguiram os passos da leitura orante da Palavra de Deus: 1º) o que o texto diz – LEITURA; 2º) o que o texto me diz – Meditação; 3º) o que o texto me faz dizer – ORAÇÃO; 4º) o que o texto me provoca a assumir? – CONTEMPLAÇÃO.

Num segundo momento, Ir. Silvânia conduziu reflexão orante sobre três aspectos da vida dos discípulos de Cristo: chamados, batizados e enviados.

No primeiro aspecto, destaque para o dom da vocação, o anúncio de Jesus para cada um. No segundo, o dom da vida nova em Cristo, que torna os batizados filhos no Filho de Deus, com adesão a Ele, percorrendo o caminho do discipulado. Com os sinais do batismo, os participantes reviveram a assinalação com o sinal da Cruz, a unção com óleo perfumado, a renovação das promessas do Batismo. No terceiro aspecto, “enviados”, ressaltou-se que os discípulos de Cristo são enviados em missão, anúncio que se traduz em palavras e gestos. Grande modelo de missionária é a Virgem Maria, serva fiel e discípula que ensina a viver a missão com fé. Maria ESCUTOU a Deus, disse SIM, OBEDECEU e foi fiel até o fim. Quem anda com Maria nunca se desvia do caminho de Jesus e vive mergulhado no Amor do Coração de Deus.

Pe. Maicon Malacarne, coordenador diocesano de pastoral, falando ao grupo, recordou a recente assembleia diocesana que encaminhou o 14º Plano da Ação Evangelizadora da Diocese, a ser aprovado pelo Conselho de Pastoral no dia 23 de novembro. O Administrado Diocesano, Pe. Antonio Valentini, também esteve com o grupo, ressaltando a importância e a necessidade da oração, acompanhada de atitudes concretas de comunhão fraterna e de amor à Igreja, compromisso com a verdade e a justiça.

Irmã Silvânia Fátima Golfetto – nasceu em Erval Grande, em 1976, onde assumiu o compromisso definitivo (profissão perpétua) na Congregação das Irmãs Ursulinas de Maria Imaculada. Fez seus estudos iniciais em Passo Fundo. Cursou Teologia e Ciências da Religião em Verona, Itália. Fez Curso para Formadores na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma; Teologia de Espiritualidade do Oriente e do Ocidente, Cardeal Spidlik, do Centro Aletti. Trabalhou no Mato Grosso, em Verona, na casa geral da Congregação, e em Passo Fundo. Atualmente é superiora regional da Congregação que tem duas casas no Mato Grosso, duas em Roraima e duas em Passo Fundo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais