Apesar da derrota o PT sai vitorioso da eleição entre os tradicionais partidos

O PT vai ter que calçar as sandálias da humildade e voltar para as suas origens

Neste domingo (28), Jair Bolsonaro (PSL), foi eleito presidente da República do Brasil. A derrota de Fernando Haddad (PT), interrompeu um ciclo de vitórias do Partido dos Trabalhadores que há quatro anos venceu a corrida presidencial nas eleições de 2002, 2006, 2010 e 2014.

Apesar da derrota nas urnas, e dos grandes líderes do PT estarem presos ou sendo investigados por corrupção, de sofrer Impeachment de sua presidenta, o Partido dos Trabalhadores, um dos mais tradicionais do Brasil, ainda saiu vitorioso desta eleição. Mesmo com a derrota no segundo turno, o Partido dos Trabalhadores elegeu a maior bancada na Câmara dos Deputados, elegeu quatro governadores e perdeu apenas com relação a eleição de 2014.

Quem perdeu representatividade foi MDB que em 2014 elegeu sete governadores e neste ano elegeu apenas três. Em 2014, o MDB (antigo PMDB), elegeu a maior bancada da Câmara dos Deputados e hoje é a terceira. O PSDB, que na eleição de 2014 chegou ao segundo turno e elegeu cinco governadores, agora elegeu apenas três e viu a sua bancada cair drasticamente. O PDT em 2014 elegeu dois governadores e agora apenas um. Mesmo assim o PT, vai ter que calçar as sandálias da humildade e voltar para as suas origens.

 

Por Egidio Lazzarotto

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais