Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UFFS expõem trabalhos

Alunos fizeram estudos projetuais para Escola Kaingang e Casa dos Antepassados da Terra Indígena Ventarra

Segue até o dia 20 de setembro, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, uma exposição de estudos projetuais elaborados por acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo. Os trabalhos foram desenvolvidos na disciplina de Projeto Arquitetônico e o Ambiente e têm como tema “Escola Kaingang”. Os universitários estudaram um terreno localizado na Terra Indígena Ventarra, em Erebango, onde está sendo construída uma nova escola para a comunidade.

– Em diálogo com a comunidade escolar, optamos por desenvolver também estudos para um espaço cultural denominado Casa dos Antepassados. Tais estudos serão entregues para a comunidade com intenção de que escolham um deles para desenvolvermos o projeto arquitetônico por meio de um projeto de extensão – explica a professora Nauíra Zanardo Zanin, responsável pela orientação dos trabalhos em conjunto com Vinícius Linczuk e Deborah Machado, também docentes do curso da UFFS.

A disciplina Projeto Arquitetônico e o Ambiente se insere no segundo ciclo do curso, etapa em que os acadêmicos se instrumentalizam com aspectos técnicos e humanos que envolvem a profissão. Nessa fase do curso a ênfase é dada ao ambiente, abordando o conforto ambiental junto a questões de sustentabilidade que permeiam a arquitetura e o urbanismo.

– Oportunizou-se também consolidar aspectos sociais da formação, com o desenvolvimento da sensibilidade e do respeito para compreender diferentes realidades e culturas – destaca Nauíra.

Os trabalhos estão expostos no Saguão do Bloco B.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais