Cruzaltense atinge 100% da meta de vacinação

Nesta terça, 28, foram vacinadas as últimas crianças que estão no grupo que deveria receber a vacina contra a pólio e o sarampo até o fim deste mês. Ao todo, 68 crianças com menos de cinco anos foram vacinadas. Um dos melhores resultados foi obtido no sábado, 18, no Dia Nacional de Mobilização, em que a Unidade Básica de Saúde atendeu durante todo o dia. Só neste dia foram vacinadas 30 crianças. O êxito no atingimento das metas se deve em grande parte ao empenho da equipe, informa o secretário de Saúde, Lenito Santolin.  Para evitar desperdício de doses, os integrantes da equipe fizeram contato com todos os pais e agendaram a aplicação da vacina.

Saiba mais sobre as vacinas:

A imunização contra o sarampo exige duas doses. Normalmente, a primeira é dada aos 12 meses de vida, com a versão tríplice viral, e a segunda, aos 15 meses, com a tetraviral. Porém, devido aos surtos que têm ocorrido em alguns estados do país, o governo convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação do sarampo.

Já o esquema vacinal da poliomielite é composto por três doses da vacina injetável, administradas aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses e aos 4 anos, a criança deve receber a vacina oral.

Segundo o Ministério da Saude, atualmente, a cobertura vacinal no Brasil contra a poliomielite é de 77%. Diante de casos identificados na Venezuela, o Ministério  enviou nota de alerta para estados e municípios sobre a importância de alcançar e manter cobertura maior ou igual a 95%.

Comentários estão fechados.