Começa nesta quinta o reconhecimento das especiais do Rally de Erechim

Atividade marca início da programação da corrida que se desenvolverá neste final de semana

O trabalho de reconhecimento das especiais, que são os trechos em estradas de terra por onde irá passar o Rally de Erechim, começa a ser feito nesta quinta-feira, dia 30. Esta é a parte do trabalho em que piloto e navegador vão para a pista, com carro de passeio, para pontuar todas as situações que encontrarão pela frente na corrida, como curvas, saltos e outros obstáculos.

Este trabalho acontece entre a quinta e sexta, dia 31. Cada dupla pode fazer duas passadas em cada trecho. O navegador erechinense Juliano Gracioli, da equipe Nova Itália RS Rally, pontua que esta tarefa é fundamental para o sucesso na corrida. “Por já termos uma certa experiência em provas de rally, o que buscamos reconhecer, é o tipo de piso, como o carro vai se comportar neste trecho, entender situações parecidas anteriores, como fizemos e como devemos seguir ou não fazendo, para então determinar a graduação de cada anotação”, pondera.

As graduações, normalmente são de 1 a 5, em que o número maior significa poder acelerar mais e vice-versa. No reconhecimento, é o piloto quem repassa informação ao navegador e no dia da corrida, o navegador devolve esta informação ao piloto, para que este tenha confiança em acelerar o máximo possível naquele trecho.

O piloto de Santa Maria, Luciano Cassol, da equipe Raceweb Motorsport, frisa que o reconhecimento pode definir o sucesso ou não na prova. “Um reconhecimento bem feito, garante a segurança que precisamos para acelerar no dia do rally.Uma etapa longa, como será Erechim, a quantidade de eventos que pode surgir numa especial, faz com que precisamos ter concentração máxima nestes dias pré-corrida”, amplia.

Para Sandro Suptitz, da equipe Cascavel Rally, da cidade de Cascavel, no PR, o reconhecimento é algo que vai sendo aprimorado pelas duplas com o passar das provas. “Um bom reconhecimento faz com que a gente possa ter a possibilidade de buscar um bom rendimento na corrida, é preciso analisar cada curva, cada detalhe, onde a troca de ideia entre piloto e navegador também é importante, para que o conjunto saia ganhando”, completa Suptiz.

Serviço

Rally de Erechim 2019

Datas: dias 30 de maio a 2 de junho de 2019

Acesso ao Parque da Accie na sexta-feira, dia 31 de maio e no sábado, dia 1º de junho: um quilo de alimento não perecível. Haverá ponto de venda de alimentos no local

Programa do Rally de Erechim

Quinta-feira, dia 30 de maio

8h – Início dos reconhecimento das especiais pelos competidores

20h – Largada Promocional (Praça da bandeira, centro de Erechim)

Sexta-feira, dia 31 de maio

8h – Reinício do reconhecimento das especiais pelos competidores

8h10 – Início dos shakedown (treino)/ Qualifying Stage – Linha Gramado/Paulo Bento

14h45 – Coletiva de Imprensa (Sala de Imprensa Internacional)

15h – Qualifying Stage – Escolha da ordem de largada (Sala de Imprensa Internacional)

18h38 – Largada do Super-prime Noturno – SS Sicredi/Eaec

Sábado, dia 1º de junho

8h18 – Largada da Especial São Roque/Kerber Mix 1

8h46 – Largada da Especial Cristalina 1

9h24 – Largada da Especial Vale dos Parreirais/Cavaletti 1

11h37 – Largada da Especial São Roque/Kerber Mix 2

12h05 – Largada da Especial Cristalina 2

12h43 – Largada da Especial Vale dos Parreirais/Cavaletti 2

14h53 – Largada do Super-prime Diurno/SS Sicredi/Eaec

Domingo, dia 2 de junho

8h33 – Largada da Especial Barão de Cotegipe 1

9h11 – Largada da Especial Verdureiros 1

11h09 – Largada da Especial Barão de Cotegipe 2

11h47 – Largada da Especial Verdureiros 2

14h – Premiação (Parque da Accie)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais