Erechim sedia a III Conferência Internacional Agricultura em uma Sociedade Urbanizada

A  “Conferência Regional da AGURB – alimentos saudáveis para o campo e a cidade” aconteceu sexta-feira, 25 de maio, no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim.

A conferência regional é uma etapa preparatória a “III Conferência Internacional Agricultura em uma Sociedade Urbanizada – AGURB”. O evento foi promovido pelo SUTRAF-AU, UFFS, UERGS, UFRGS, IFRS, CECAFES, UNICAFES/RS e contou com o apoio da FETRAF-RS, Cecafes, NIPEAS. Participaram do evento lideranças, pesquisadores, cooperativas, sindicatos, agricultores familiares e consumidores para discutir os aspectos ligados a produção e consumo de alimentos.
O Brasil foi escolhido para sediar a 3ª edição da Conferência em 2018, na cidade de Porto Alegre entre os dias 17 a 21 de setembro. Esta escolha também representa o reconhecimento do papel da agricultura e da produção alimentar de nosso país no contexto mundial, assim como do papel ativo da comunidade de estudiosos, ativistas da sociedade civil e agentes de políticas públicas na promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.
Durante o seminário, o engenheiro agrônomo Lino de David, apresentou um resgate histórico da produção de alimentos no Alto Uruguai, falando sobre os desafios da região tanto para o campo quanto para a cidade. A participação do professor Sérgio Schneider da UFRGS, abordou os diferentes cenários da produção de alimentos, dando destaque para o trabalho da agricultura familiar. Além disso, o professor enfatizou que a alimentação é um direito humano fundamental e a segurança alimentar é estratégica para a estabilidade social, ao desenvolvimento econômico e ambiental, e isso deve ser uma bandeira de luta da agricultura familiar.
Pela parte da tarde, o coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF-RS), Rui Alberto Valença, relatou como ocorreu a organização dos agricultores familiares que culminou no surgimento da FETRAF-RS. O presidente da UNICAFES/RS, Gervásio Plucinski, palestrou sobre a importância da organização das redes de cooperativas, para estabelecer mercados comerciais curtos, dominar toda a cadeia de produção, industrialização e comercialização, produzir alimentos saudáveis a partir da exigência do consumidor e articular novas políticas públicas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais