Centro Hospitalar Santa Mônica conta com uma nova especialidade: PNEUMOLOGIA

O pneumologista é responsável por diagnosticar e tratas as doenças respiratórias, bem como orientar os pacientes com cuidados preventivos. As doenças respiratórias matam milhões de pessoas anualmente, dentre elas as mais comuns são: apneia obstrutiva do sono, embolia pulmonar, pneumonia, fibrose cística, doença pulmonar obstrutiva crônica, micoses pulmonares, enfisema pulmonar e câncer de pulmão.

Sinais e sintomas que podem representar doenças pulmonares:

– Cansaço;

– Roncos;

– Dor ou chiado no peito;

– Falta de ar;

– Rouquidão;

– Tosse.

Os adultos e idosos devem ter atenção com cada sintoma, e se caso algum aparecer, é indicado procurar um profissional para avaliação médica.

Fatores de risco para doenças respiratórias:

-Ventilação inadequada dos ambientes;

– Qualidade ruim do ar;

– Excesso de umidade e poeiras nos ambientes;

– Extremos de temperatura;

– Obesidade.

Essas são algumas das condições que devem ser evitadas ao longo dos dias, a fim de, tentar reduzir algumas doenças respiratórias.

Dr. Joel Serafini F

Formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (2015)- CREMERS 41462, Residência Médica em Pneumologia no Hospital de Clínica da Universidade Federal do Paraná – UFPR RQE 36644, Médico Pneumologista do Centro Hospitalar Santa Mônica, Professor do Curso de Medicina da URICER.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais