UFFS publica editais de seleção para três mestrados gratuitos

Vagas são para o Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Mestrado Profissional em Educação e Mestrado em Geografia

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) publicou nesta semana os editais de processos seletivos para dois mestrados ofertados no Campus Erechim. São mais de 40 vagas gratuitas nos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e Profissional em Educação (PPGPE), para ingresso no segundo semestre de 2019.

Outro mestrado com edital já publicado é o do Programa de Pós-Graduação em Geografia, que ocorre nos campi Erechim e Chapecó e oferta até 15 vagas.

Além desses, diversos outros mestrados dos demais campi da UFFS estão com inscrições abertas. Confira os cursos emwww.uffs.edu.br.

Abaixo, separamos as principais informações dos cursos do Campus Erechim.

Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH)

Tem como campo de estudos as diversas modalidades de conhecimento que envolvem os saberes, a produção de identidades e de formas de subjetivação e os processos e práticas sociais, nos contextos sociais em que emergem, se desdobram, produzem e transformam. Nesse quadro polissêmico, são enfatizadas as propostas investigativas que privilegiem múltiplos olhares sobre as sociedades, procurando perceber como os sujeitos constroem suas experiências, dotando-as de sentido.

Quem pode se inscrever: candidatos que concluíram qualquer curso de nível superior.

Período de inscrições: 27 de março a 22 de abril, exclusivamente pelos Correios, via Sedex.

Número de vagas: até 20.

Linhas de Pesquisa do Programa:

Linha 1: Saberes, Processos e Práticas Sociais

Linha 2: Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas

Linha 3: Sujeito e Linguagem

Processo seletivo:

Prova escrita de conhecimento interdisciplinar em Ciências Humanas, a ser aplicada no dia 6 de maio; e arguição sobre o pré-projeto de pesquisa e curriculum vitae, entre os dias 27 a 29 de maio.

Mais informações no Edital Nº 377/GR/UFFS/2019: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/edital/gr/2019-0377.

Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE)

Tem como área de concentração “Práticas Educativas”, associada aos objetos de investigação que dizem respeito a processos pedagógicos, políticas e gestão educacional e educação não formal. O eixo estruturante articula-se com: planejamento e execução dos processos pedagógicos no cotidiano escolar; processos de formação de docentes para a educação básica; qualificação das práticas dos gestores da educação básica junto aos sistemas de ensino e unidades escolares; intervenção e mobilização da educação não formal; experiências dos movimentos sociais; experiências e saberes históricos, políticos e culturais dos envolvidos no processo educativo de emancipação humana.

Quem pode se inscrever: quem concluiu curso superior de Licenciatura.

Período de inscrições: 15 de abril a 15 de maio, exclusivamente pelos Correios, via Sedex.

Linhas de Pesquisa e número de vagas:

1) Pesquisa em Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional – até 12 vagas; e

2) Pesquisa em Educação Não-formal: Práticas Político-Sociais – até 12 vagas.

Processo Seletivo:

Prova escrita de conhecimento específico, a ser aplicada no dia 3 de junho; e arguição sobre o pré-projeto de pesquisa e sobre o curriculum vitae, entre os dias 24 e 26 de junho.

Mais informações no Edital Nº 360/GR/UFFS/2019: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/edital/gr/2019-0360.

Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO)

É o primeiro programa em caráter intercampi da UFFS, com funcionamento no Campus Chapecó e no Campus Erechim. Visa proporcionar formação de recursos humanos em Geografia, aprimorando competências acadêmicas e científicas essenciais ao exercício de atividades de pesquisa, docência e outras inerentes ao mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Quem pode se inscrever: candidatos que concluíram qualquer curso de nível superior.

Período de inscrições: 1º de abril a 3 de maio, presencialmente no Campus Chapecó, ou pelos Correios, via Sedex.

Número de vagas: até 15.

Linhas de Pesquisa:

Produção do espaço e dinâmicas naturais

Produção do espaço urbano-regional

Processo seletivo: prova escrita de conhecimento específico na área de Geografia, a ser aplicada no dia 10 de junho; e avaliação do histórico escolar, Currículo Lattes, projeto e arguição, entre 24 e 28 de junho.

Mais informações no Edital Nº 262/GR/UFFS/2019: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/edital/gr/2019-0262.

 

Comentários estão fechados.