3ª Festa Nacional do Trigo é relembrada com relatos da rainha e princesa

Com o vestido usado na coroação

O município de Erechim, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e o Café Cultural de Erechim, proporcionaram na quarta-feira (28) um momento de resgate histórico da 3ª Festa Nacional do Trigo, ocorrida em 1953. Rainha e princesa da Festa estiveram durante a tarde no Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font, para contar um pouco da história que viveram.

A rainha Terezinha Kives Bacaltchuc e a princesa Terezinha Rubbo Peccin responderam aos questionamentos dos representantes da imprensa, dos integrantes do Café Cultural, vereadores, secretários municipais, historiadores e das demais pessoas que participaram da atividade.

Durante o encontro, a rainha Terezinha Kives, mostrou o vestido que mandou fazer especialmente para a coroação e que, em solenidade no mês de abril, na Câmara de Vereadores, fará a doação da peça ao Arquivo Municipal.

A 3ª Festa Nacional do Trigo foi a última realizada no município, dando espaço posteriormente para a Frinape. Na ocasião, conforme contou o historiador Enori Chiaparini, o município recebeu o ministro da Agricultura da época, Assis Chateaubriand e a apresentação do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

A rainha e princesa disseram que representavam Quatro Irmãos e Paulo Bento, respectivamente, e que a escolha da corte se deu com a venda de votos para cada uma das 20 concorrentes.  

As pessoas que se manifestaram durante o evento, a presidente do Café Cultural, Alba Albarello; a secretária municipal de Educação, Vanir Clara Bernardi Bombardelli, que responde também pela pasta de Cultura, Esporte e Turismo; o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Ayub; o vereador André Jucoski, que integra o Café Cultural; comentaram sobre a importância de presenciar um ato de tamanha importância histórica que é o de ouvir relatos sobre a última Festa Nacional do Trigo realizada no município.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais