Prefeitura de Erechim inicia atividades do Programa Vida e Saúde

Programa Vida e Saúde, desenvolvido pela Prefeitura de Erechim por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou suas atividades de 2020 com os usuários do Caps II Renascer, trabalhando o tema “saúde mental e alimentação saudável”. Na programação, a Campanha Janeiro Branco que busca mobilizar a sociedade em favor de um estado mental saudável.  O objetivo é mudar a compreensão cercada de tabus e promover mais possibilidades de obter um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo.

Com esse foco o Janeiro Branco coloca o tema “saúde mental e alimentação saudável” ao máximo em evidência durante o primeiro mês do ano, fazendo com que pacientes, familiares e demais pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que realmente é a saúde mental.  A campanha iniciou em 2014 no estado de Minas Gerais.

 Janeiro Branco

O mês foi escolhido por alguns motivos como o fato de em janeiro as pessoas terem a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida. Os criadores da campanha quiseram aproveitar esse clima para que as pessoas comecem o ano pensando também na sua saúde mental. Além disso, muitos passam pela melancolia do final de um ano, e janeiro é um momento em que estão fragilizados por isso, sendo esse o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente. A cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história. A Campanha se mostra de extrema importância não só no âmbito individual, que seria a possibilidade de as pessoas cuidarem do seu emocional, mas no sentido mais amplo também.

Alimentação

Dentro do Programa Vida e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Erechim, a alimentação tem capítulo especial. Janeiro também se destaca por sua poderosa safra de alimentos tropicais do verão. Frutas, legumes e verduras são aliados da nossa saúde. Alguns exemplos e seus benefícios:

Mamão: Contém grande quantidade de minerais como riboflavina, cálcio, fósforo, ferro, potássio, vitamina C, vitamina E. Suas enzimas digestivas ajudam na digestão e inibem a constipação.

Abacaxi: Com boa dose de vitaminas e minerais como as vitaminas A, C e do complexo B. Além do zinco, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e sódio tem alto teor de água.

Laranja: Rica em fibras alimentares e vitamina C, a fruta ajuda na prevenção de infecções e ainda contém propriedades antioxidantes.

Abóbora, moranga: Rica em carboidratos e fibras alimentares, também é uma boa fonte de vitaminas A, B, C, E e K. Ainda, contém ferro, cálcio, magnésio, fósforo, manganês e zinco que agem em prol de um organismo saudável. Ajuda a manter a circulação sanguínea estável.

Beterraba: Rica em vitaminas B1 e B2, protege o sistema nervoso, controla o colesterol e protege o coração. Tem alto teor de fibras que reduzem a absorção de colesterol no intestino.

Abobrinha: Famosa em reduzir o peso e ainda aumentar o valor nutricional da dieta. Ajuda a promover a saúde dos olhos e previne todas as doenças que ocorrem de deficiência de vitamina C, como o escorbuto, esclerose e hematomas. Ajuda a manter o organismo hidratado devido ao seu alto teor de água.

Alface: As folhas contêm muita água e ajudam na hidratação do corpo. É rica em carboidratos, fibras e proteínas que ajudam a regular o trânsito intestinal.  Excelente fonte de vitaminas e minerais (A, B, C e K, cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo) que completam os nutrientes necessários para uma alimentação saudável.

 Cebolinha: Existem diversas vitaminas e minerais encontrados nas cebolinhas, dentre eles, a vitamina K que não é facilmente encontrado em alimentos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais