Cursos de Administração e Ciências Contábeis da URI realizam viagem de estudos à São Paulo

      Acadêmicos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da URI realizaram, entre os dias 20 e 22 de setembro, uma viagem de estudos para São Paulo. Nos três dias de programação nas cidades de Cajamar, São José dos Campos e Santos, os acadêmicos foram acompanhados pelos professores Lenison Maroso, do Curso de Ciências Contábeis, e Fernando Mazon, do  Curso de Administração.
        No primeiro dia, o grupo realizou três visitas técnicas. Pela parte da manhã, os acadêmicos conheceram a planta fabril do Grupo Natura (Natura Cosméticos), na cidade de Cajamar. A Natura, fundada em 1969, é a maior empresa de cosméticos do Brasil e uma das maiores do mundo, conhecida por ser uma empresa referência nas boas práticas ambientais que utiliza em toda sua cadeia produtiva, sendo a primeira empresa brasileira listada no índice de sustentabilidade da Dow Jones.
        À tarde, foi realizada visita à Aernnova Aerospace do Brasil, na cidade de São José dos Campos, uma empresa do ramo da metalurgia. Com matriz localizada na Espanha, a Aernnova é fornecedora de partes da fuselagem para empresas fabricantes de aeronaves, como a Embraer (aviões) e a Helibras (helicópteros) e serviços de engenharia para várias empresas do ramo de linhas férreas, náuticas e da aviação.
        Na sequência, o grupo se deslocou ao Parque Tecnológico São José dos Campos. O local conta com empresas residentes e nos estágios de aceleração e incubação e há aproximadamente 300 empresas vinculadas, especialmente dos setores aeroespacial e defesa e tecnologia da informação e comunicação (TICs), possuindo ainda em seu complexo uma cidade universitária com cerca de cinco mil alunos.
        Na sexta-feira, 21, foram realizadas mais duas visitas técnicas na cidade de Santos. A primeira (manhã) foi à unidade da Petrobras Transporte (Transpetro), responsável pelo recebimento e distribuição de 40% do combustível de navios (bunker) utilizado no Brasil, além da distribuição de combustíveis para todo o território brasileiro por meio de dutos e navios, atuando também como reguladora de estoque de combustível no país.
        À tarde, realizaram visita na Brasil Terminal Portuário (BTP), junto ao Porto de Santos, o maior da América do Sul em movimentação de carga. A BTP é um dos principais movimentadores de contêineres do Porto de Santos e está em operação desde 2013, sendo resultado de uma joint-venture entre a APM Terminals e a Terminal Investment Limited (TIL), líderes mundiais em movimentação de contêineres. Neste local, os acadêmicos conheceram as operações no terminal de contêineres e a estrutura de logística de importação/exportação, área alfandegada, fiscalização e controle dos produtos em transporte.
        A viagem encerrou no sábado, 22, com um city tour pelos principais pontos turísticos da cidade de Santos: Museu do Café, Monte Serrat (vista panorâmica da cidade), Bonde Turístico de Santos, Estádio do Santos Futebol Clube e um passeio de escuna pela baía e canal de Santos, que proporcionou uma visão da cidade e do porto sob outra perspectiva.
        Os Cursos de Administração e Ciências Contábeis realizam em conjunto pelo menos duas viagens de estudos por ano, com diversas opções de roteiros e com visitas técnicas a empresas de renome, de diversos portes e segmentos de atuação. Por ser uma possibilidade de conciliar os conhecimentos teórico e práticos, as viagens de estudo são diferenciais para a formação dos profissionais de Administração e Contabilidade da Universidade.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais