Em reunião dos padres, Dom José abençoa o Lar Sacerdotal da Diocese de Erechim

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Dom José Gislon, Administrador Apostólico da Diocese de Erexim, presidiu sua última reunião com os padres e os dois diáconos a serem ordenados presbíteros em breve, no Centro de Pastoral, nesta terça-feira, 27, dia de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho. A reunião tratou do regimento do Lar Sacerdotal e teve a bênção do mesmo; analisou demonstrativo econômico de janeiro a julho deste ano e das principais ações administrativas e econômicas do período de 2013 a 2018; normas de conduta de prevenção a abusos sexuais; Assembleia Diocesana; Romaria de N. Sra. da Santa Cruz, da Salette e de Fátima e teve diversas comunicações.

Lar Sacerdotal

Parte do Seminário de Fátima foi adaptada para ser local de acolhida de padres idosos ou em tratamento de saúde, chamada Lar Sacerdotal. Dispõe de 5 quartos, capela, sala multiuso, cozinha, refeitório, enfermaria, sala de exercícios físicos e solário.

Sob a coordenação da equipe de Pastoral Presbiteral, os padres analisaram e aprovaram o regimento interno do Lar com cláusulas a respeito de sua finalidade, administração, atendimento, participação nas atividades do Santuário, providências a serem tomadas pelos padres que nele passarem a residir.

No final da manhã, Dom José e os padres dirigiram-se ao Lar para a sua bênção. Na motivação para a breve celebração, Dom José ressaltou que se tratava de um espaço fruto da participação dos padres e da Diocese que garantirá a tranquilidade a todos em relação à velhice e/ou doença. Espaço também para a sensibilidade com o irmão. Desejou que nunca falte a proximidade com quem precisar de cuidado diferenciado, numa expressão concreta da comunhão presbiteral. Após a oração, expressou comovido agradecimento aos arquitetos Rose Hackmann e Cássio Kurzel, à equipe da Pastoral Presbiteral e a todos os padres. Testemunhou que partirá para sua nova missão com o coração agradecido por ver realizado este projeto, que julgava indispensável por sua experiência de cuidar dos coirmãos capuchinhos idosos ou doentes que retornavam da missão e não tinham onde ficar.

Demonstrativo econômico deste ano e do período 2013-2018

Ildo Benincá, ecônomo da Diocese, apresentou relatório econômico de janeiro a julho deste ano em relação ao dízimo, à Cúria Diocesana, aos Seminários, à Pastoral Vocacional. Em todos os itens, verifica-se o equilíbrio entre o projetado e o executado.

Expôs também demonstrativo das principais ações administrativas e econômicas do período de 2013 a 2018, correspondente ao tempo de Dom José na Diocese de Erexim. Entre outras realizações, relatou as sete etapas do projeto de revitalização do Santuário e sua esplanada, com a construção da Capela da Reconciliação; a aquisição da casa em Passo Fundo e sua ampliação para servir de Seminário Maior São José; a aquisição da casa das irmãs vicentinas em Barão de Cotegipe para ser o Seminário Menor Bom Pastor; a adaptação de parte do Seminário de Fátima para o Lar Sacerdotal, praticamente concluída; a reforma de uma das casas perto do Salão de Eventos do Seminário para servir de sede da Cáritas a ser inaugurada no próximo domingo; aquisição de terrenos em loteamentos para sede de futuras comunidades. Expôs também relação de outros investimentos e substituição de veículos. Ainda há prestações a saldar do projeto de revitalização do Santuário e uma parcela da aquisição da casa das irmãs em Barão de Cotegipe, mas suportáveis pela Diocese. No período mencionado, na Diocese, houve a regularização e legalização de 87 obras novas, 21 demolições, 11 terrenos recebidos em doação ou adquiridos, 14 regularizações de terrenos, com fusão ou inserção de medidas e há 38 obras em andamento. Ao concluir sua exposição, Ildo, com visível emoção, agradeceu a Dom José pela convivência que pode ter com ele nesse tempo em que esteve à frente da Diocese. Destacou sua liderança, seu jeito de fazer e de orientar que tudo seja bem feito, sua visão de futuro e seu dinamismo. Desejou que Deus o acompanhe em sua nova missão.

Por sua vez, Dom José agradeceu ao senhor Ildo por todo tempo em que atua na Diocese com amor à Igreja, clareza jurídica e atualização constante, pelo que é solicitado a assessorar outras dioceses e diversas congregações religiosas.

Normas de conduta de prevenção a abusos sexuais

A partir de documento do Papa Francisco com o título “Como uma Mãe Amorosa”, que exige dos bispos diocesanos uma ação de responsabilidade diante de seus padres e diáconos na prevenção de abuso de menores ou adultos vulneráveis, Dom José entregou a cada um duas cópias de carta na qual apresenta orientações comuns elaboradas pelos Bispos do Regional Sul 3 da CNBB, urgindo postura de acordo com os princípios do Evangelho em relação ao assunto. Entregou a todos também dois subsídios, um da CNBB, intitulado “O cuidado pastoral das vítimas de abuso sexual”, que recebeu a aprovação da Congregação para a Doutrina da Fé, organismo de assessoria ao Papa. O outro subsídio é da Diocese de São João da Boa Vista, SP, com o título “Protocolo para a proteção de menores e adultos em situação de vulnerabilidade”, com diversos documentos recentes do Papa Bento XVI e Francisco. Depois de lida a carta, solicitou que cada padre assinasse e devolvesse uma cópia da mesma.

Palavras finais de Dom José

Ao encerrar a reunião, o Administrador Apostólico observou que a Diocese não apresenta maiores problemas. Destacou que teve por princípio manter o diálogo com as instituições públicas, com todas as realidades à luz do Evangelho. Comovido, disse que agradece a Deus pelo tempo que esteve à frente da Diocese e que sempre se sentiu em casa aqui. Empenhou-se por inteiro no seu ministério episcopal ajudando o povo no que pôde. Procurou ter cuidado especial com os padres e a formação dos seminaristas. Assegurou que não guarda mágoas, como é seu princípio. Exortou a todos a amar a realidade desta Diocese, a valorizar a vida e o ministério que exercem. Pedindo a proteção da Virgem Maria, invocou a bênção sobre os presentes.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais