Segundo Seminário de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Prefeitura promove o 2º Seminário de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa nesta sexta feira (28) a partir das 13h no Centro Cultural 25 de Julho. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. O evento é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – Comid, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Dados da Agência Brasil publicados em junho de 2017 apontam que, um em cada seis idosos é vítima de algum tipo de violência em todo o mundo, conforme mostra relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado na revista Lancet Global Health. Segundo o estudo, 16% das pessoas com mais de 60 anos sofreram algum tipo de abuso. Entre os casos, estão negligência e violência psicológica, física e sexual.

Os 52 estudos realizados em 28 países, indicam que a violência contra idosos está aumentando. Segundo a OMS, “para os 141 milhões de pessoas idosas no mundo que sofrem com o problema, isso tem um custo individual e coletivo sério.” A organização estima que, em 2050, o número de idosos vai dobrar, chegando a 2 milhões.

Conforme a Secretária de Assistência Social de Erechim Linir Zanella, o evento irá oportunizar a participação das pessoas nas palestras com renomados especialistas nessa área. Primeira palestra às 14h “O Afeto nas Relações Familiares: Aspectos Ético e Jurídicos com a Doutora em Direito Giana Lisa Zanardo Sartori. Segunda palestra: A Atuação da Defensoria Pública no Interesse dos Idosos com a Defensora Pública Marcélia Cominetti Favarin e a Terceira Palestra versará sobre o tema: Violência Contra a Pessoa Idosa: Visão e Ações da Coordenadoria Estadual da Saúde da Pessoa Idosa com a Psicóloga Joana Finkesltein Veras.

Para a Secretária Municipal a violência caracteriza-se como um problema de saúde pública, pois acarreta enorme impacto nos sistemas de saúde e previdenciário, e também segurança pública, refletindo de forma negativa na qualidade de vida do cidadão. Então, “é possível prevenir. É necessário superar”, diz Linir Zanella.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais