Curso de Fisioterapia da URI promove Curso sobre Ventilação Mecânica

Profissionais, acadêmicos e diplomados do Curso de Fisioterapia da URI participaram, nos dias 15 e 16 de junho, do Curso de Ventilação Mecânica e Ventilação Mecânica Não-Invasiva, ministrado pela fisioterapeuta Ana Laura Nicoletti Carvalho Petry.

Segundo Ana Laura, a ventilação mecânica (VM) ou suporte ventilatório consiste em um método de tratamento para insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada, que são as principais causas de internação em uma UTI. O tratamento tem como objetivos a manutenção das trocas gasosas por meio da correção da hipoxemia e da acidose respiratória associada à hipercapnia, alívio do trabalho da musculatura respiratória, reversão ou prevenção da fadiga muscular respiratória, diminuição do consumo de oxigênio e aplicação de terapêuticas específicas.

A Ventilação Mecânica (VM) e Ventilação Mecânica Não-Invasiva (VMNI) contemplam a formação do profissional da área da saúde, tema de complexidade significativa, visto os inúmeros parâmetros a serem considerados em uma situação de suporte à vida.

A Professora Fernanda Dal’Maso Camera, coordenadora do curso, disse que o objetivo da iniciativa foi oportunizar a atualização dos profissionais da área da saúde, aos acadêmicos e diplomados do Curso de Fisioterapia o aprofundamento teórico-prático nos temas propostos e contribuir com a qualificação profissional para atuação nas equipes de saúde das Unidades de Terapia Intensiva da cidade e da região. Além disso, ressaltou o quanto foi importante a presença dos profissionais fisioterapeutas dos Hospitais de Caridade e da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, proporcionando um momento de troca de experiências muito significativo.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais