Palestra com arqueóloga inicia Semana Acadêmica de Geografia

Evento na UFFS segue até sexta-feira; acadêmicos apresentarão pesquisas desenvolvidas no curso

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Começou nesta segunda-feira (27) a oitava edição da Semana Acadêmica de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. O evento, que segue até sexta-feira, tem na programação palestras, oficinas e minicursos. Ontem à noite, a abertura das atividades foi feita com uma palestra da professora Mirian Carbonera, da Unochapecó.

Mirian, que é arqueóloga, abordou a importância da pesquisa de campo em diferentes investigações. A proposta da palestra dialoga com um dos pilares da Semana Acadêmica desde ano, que destaca a articulação entre ensino, pesquisa e extensão no contexto da geografia.

“A arqueologia é extremamente interdisciplinar e dialoga com diferentes ciências. Ela contribui para o conhecimento do passado humano e revela os paleoambientes”, disse Mirian. “A partir destes pontos podemos notar o vínculo com a geografia, principalmente com as disciplinas de biogeografia e paleontologia. E aí as atividades de campo colaboram nesta intenção.”

Pesquisadora atuante em programas de pós-graduação da Unochapecó, Mirian possui forte ligação com a UFFS, principalmente a partir do Campus Chapecó. “Há um diálogo entre as instituições que acredito ser superpositivo. Desde que a UFFS foi criada, há essa aproximação. Fizemos um convênio guarda-chuva prevendo ações conjuntas. É uma via de mão dupla, uma relação muito frutífera”, disse a pesquisadora.

Evento dá visibilidade à produção acadêmica

De acordo com Alana Rigo Deon, professora que está organizando o evento com os alunos, a ideia da Semana Acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia é dar visibilidade às atividades que são desenvolvidas. “E também integrar a comunidade acadêmica para dialogar, para saber o que a gente produz aqui e como isso chega na sociedade, nas escolas, enfim, na comunidade”, destaca a docente da UFFS.

Os acadêmicos do curso inscreveram trabalhos que passaram por um comitê científico. As produções serão apresentadas no decorrer do evento. “A ideia é mostrar o que os alunos estão produzindo. Depois, esses trabalhos serão publicados na plataforma do site da UFFS”, diz Alana.

“Estamos discutindo este evento desde o início do semestre. Nos reunimos semanalmente para discutir o tema, que sempre parte do que os alunos querem”, fala a professora. “Fizemos também um pedágio solidário, vendemos roupas, livros, etc. Tudo para adquirir fundos para a realização do evento. Agradecemos à comunidade erechinense que colaborou neste sentido.”

A programação da Semana Acadêmica de Geografia da UFFS pode ser acessada em http://twixar.me/hFhn.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais