Colheita da laranja valência supera expectativas em Charrua

126

O agricultor Vilson Roncáglio, da comunidade de Linha das Pedras Baixas de Charrua, com incentivo e orientação dos extensionistas do Escritório Municipal da Emater-RS/Ascar de Charrua, colheu 24 mil quilos de laranja valência num pequeno pomar de 0,5 hectares, com safra acima do esperado, segundo o agricultor.

Aos poucos o município vem introduzindo novas culturas e a implantação de pomares de frutíferas com  apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.  Os pomares foram financiados pelo Pronaf através de projetos de crédito elaborados pala Emater/RS-Ascar.

Inicialmente o técnico agrícola Vilmar Tonello reuniu um grupo de agricultores e buscou alternativas de mercado junto a cooperativa Coccimax. Tonello acompanhou o grupo numa excursão até a cooperativa e também ajudou os produtores na organização para compra coletiva de mudas e a implantação dos pomares de laranja valência, com orientações desde o manejo até a colheita.

A cooperativa é responsável por quase toda a produção de laranja valência do município, o que dá segurança aos agricultores para a ampliação de novos pomares e outras cultivares. Para o agricultor Vilson Roncáglio, a safra de laranja rendeu o equivalente a 155 sacas de soja que hoje está cotada em R$ 62,00 a saca, compara satisfeito com o investimento.

 

 

Você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.