Dia do Agricultor: desafio é aliar produção a práticas sustentáveis

Neste sábado, dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor. Uma importante data para toda a região, que tem sua economia fundada na atividade. De acordo com levantamento do programa Vizinhos do Lago do Consórcio Itá, cerca de 60,56% das propriedades no entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica Itá têm como fim a produção agrícola, o que compreende uma população de 1250 pessoas.
Para a responsável pelo programa Vizinhos do Lago, Giane Minella, um dos principais desafios do setor é aliar a produção com conservação do meio ambiente e práticas sustentáveis. Um exemplo positivo é a propriedade do agricultor de Itá, Vilmar Gusatto. Ele trabalha com avicultura, bovinocultura de leite e tem plantação para a silagem. Ele respeita as áreas de preservação permanentes (APP), tem uma nascente preservada e não usa defensivos agrícolas. “É possível produzir sem agredir o meio ambiente. Só assim para ter qualidade de vida e também para um dia passar a propriedade para os nossos filhos”, destaca.
O filho, Fábio Gusatto, ressalta que toda a família ajuda a cuidar do rio. Sempre que avistam um banhista ou um grupo de pescadores, alertam para recolherem o resíduo (lixo) e respeitarem o período de piracema.
Giane Minella enfatiza que é gratificante ver a relação de parceria com os lindeiros. “Nosso objetivo é sensibilizar os moradores do entorno do lago que meio ambiente, sustentabilidade e produção podem andar de mãos dadas”.
 


Programa Vizinhos do Lago
O Vizinhos do Lago tem como objetivo principal promover a comunicação entre lindeiro e empreendedor de maneira transparente por meio de visitas, boletins de rádio e da Linha Verde 0800 645 5800.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais