Visitas de “manos” e momentos inesquecíveis na UTI Neonatal da FHSTE

A segunda-feira dia 25 foi especial na vida da família do pequeno Valentim, internado na UTI neonatal da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim . O bebê nasceu prematuro de 32 semanas no dia 11 desse mês e ainda precisa de cuidados intensivos para poder se desenvolver e ir para casa. Gissele e Geferson, pais do pequeno Valentim se dividem entre vindas ao hospital ficar com o bebê e cuidar de seus 3 filhos em casa, os gêmeos Nicole e Henrique de 3 anos e Lara Valentina de 6 anos.

As crianças estavam ansiosas e preocupadas porque a mãe não trazia o maninho para casa, então através de um projeto que já vem sendo realizado na UTI Neonatal há alguns anos, os irmãos tiveram a oportunidade de conhecer o maninho Valentim. A mãe Gissele, muito emocionada descreve a visita como “Um Momento inesquecível, a família estava reunida e completa”. A visita dos “manos” foi idealizada pela Psicóloga Luana Gasparetto Fontanella que com o apoio da equipe médica e de enfermagem proporciona aos irmãos as visitas a UTI Neonatal. Estas ocorrem após uma avaliação da equipe multiprofissional, dentro das normas e rotinas da instituição e seguindo regras do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

A psicóloga conversa e acompanha a visita das crianças, sendo que é explicado de forma simples como funciona a UTI e como seu irmão se encontra. Conforme a Psicóloga Luana, “essa intervenção possui muitos pontos positivos e comove a todos, trazendo um colorido especial para a UTI, todos são beneficiados, os bebês internados, os pais, a equipe e principalmente os irmãos que conseguem realmente conhecer e entender o que está acontecendo”.

Conforme Tatiana Bernardi, Enfermeira Supervisora de Serviços de Enfermagem e Kerli Orso, Enfermeira Gerente da UTI Neonatal “A visita dos irmãos torna o ambiente da UTI que é visto como crítico, mais ameno e acolhedor para as famílias”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais