Egressos da UFFS se destacam em mestrados e doutorados

Ex-alunos do Campus Erechim ingressam em alguns dos Programas de Pós-Graduação mais disputados do Brasil e até dos Estados Unidos

Imagine algumas das universidades mais renomadas do Brasil e do mundo. Nesta lista, é provável que você irá incluir a USP, Unifesp, UFRGS, UFSC, entre outras. Se para ingressar em um curso de Graduação nessas instituições já requer muito estudo e dedicação, imagine quando a batalha é para tentar uma vaga nos Mestrados ou Doutorados. Complicado? Talvez não tanto para quem estudou em um dos campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – uma das instituições responsáveis por promover o acesso ao Ensino Superior gratuito e de excelência fora das grandes regiões metropolitanas do Brasil.

Essa matéria vai te mostrar como o Campus Erechim, da UFFS, teve uma importância significativa na vida de dezenas de egressos que conseguiram entrar em alguns dos Programas de Pós-Graduação mais disputados do País. Se pegarmos só o curso de Agronomia, que possui aproximadamente 110 alunos formados, 23% destes foram para a Pós-Graduação – 10% de ex-alunos já concluíram Mestrado, 13% estão fazendo neste momento e 4,5% estão fazendo Doutorado.

Vale lembrar que, além de oportunizar ensino de qualidade, a própria UFFS – Campus Erechim ainda oferta três mestrados. Todos gratuitos. São eles: Mestrado Profissional em Educação, Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental e Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas.

Mas chega de conversa. Com a palavra, alguns egressos da UFFS – Campus Erechim.

Siane Camila Luzzi: cursou Engenharia Ambiental e Sanitária. Hoje é mestranda na University of Minnesota, nos Estados Unidos.

O mestrado na University of Minnesota não é minha primeira experiência fora do Brasil. Fiz intercâmbio pelo programa Ciências sem Fronteiras entre 2014 e 2015 no Canadá. A UFFS foi a instituição que proporcionou essas oportunidades para mim. Sou da primeira turma de Engenharia Ambiental e, na época, mesmo sem contarmos com uma estrutura física excelente, os professores sempre deram o seu melhor para nos proporcionar um ensino de qualidade. Lembro de todo o esforço que fazíamos, como alunos, para entender, e dos professores, em nos mostrar o máximo que podiam dentro da sala de aula. Com certeza, todo esse esforço fez muita diferença na minha formação dentro e fora da universidade. Era o que eu precisava para compreender que, dependendo do meu próprio esforço, posso chegar aonde eu quiser. Hoje estou fazendo mestrado na 35ª melhor universidade do mundo, mas eu comecei em uma universidade que tinha apenas salas de aula durante o primeiro ano. Sempre que precisei dos professores e dos técnicos administrativos da UFFS, fui ajudada sem questionamento. Sempre senti que eles deram o melhor deles por mim, com a maior agilidade que conseguiam”.

Rafael Kalinoski: egresso de Arquitetura e Urbanismo, foi aprovado em 1º lugar para o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É bolsista da Capes e seu projeto de pesquisa é “Infraestrutura e Produção do Espaço Urbano: Estudo das Concessões dos Aeroportos de Guarulhos e Florianópolis e Seus Reflexos na Urbanização”.

“A UFFS sempre ofereceu uma formação transdisciplinar, que valoriza a função social do arquiteto. Sempre houve uma preocupação em entender o contexto dos problemas sociais cujas soluções estão ao alcance do profissional arquiteto e urbanista. Essa compreensão ampla sobre as dinâmicas urbanas ajudou na elaboração de um projeto de pesquisa consistente, bem fundamentado, que inclusive foi um desdobramento do meu TCC. Esse projeto foi muito bem recebido na UFPR, cujo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano também tem caráter multidisciplinar e busca explorar questões teóricas e reflexivas que vão muito além do conhecimento técnico inerente à profissão. Há um sentimento comum entre os egressos da UFFS de que nossa formação foi completa, rigorosa, e que nos permite competir com bastante força nos Programas de Pós-Graduação das melhores universidades do Brasil”.

Rovian Schenatto Palavicini: cursou Licenciatura em História. Hoje é mestrando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

“A UFFS de modo geral tem uma particularidade que é a sua interiorização. O interior é demarcado por sua hospitalidade, recepção e acolhimento. Pensando na UFFS – Campus Erechim, vejo esse reflexo interiorano no quadro de servidores. Observa-se uma maior aproximação professor-aluno que se dá, muitas vezes, por vínculos de amizade. A UFFS foi muito importante na minha jornada acadêmica, abrindo possibilidades de se pensar para além da Graduação, formando pessoas reflexivas e mais humanas. Agradeço meus colegas da turma 2013, ao quadro de servidores da Universidade, aos professores do curso de História, em geral, e de alguns professores que admiro, tenho como exemplo e que fizeram parte da minha Graduação: Fábio Feltrin de Souza, Gerson Fraga, Débora Clasen de Paula e Thiago Ingrassia Pereira. Espero fazer parte desse quadro novamente!”

Aline Andrea Arpini: egressa do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. É mestra em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS.

“Ingressei no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFFS no ano letivo de 2011. A Instituição me proporcionou uma gama de oportunidades, tais como a participação em eventos de cunho acadêmico, produção de artigos científicos, busca profícua de conhecimento e aprofundamento nas matérias da área, que seguramente foram primordiais, bem como aplicáveis de forma direta e indireta na Pós-Graduação Stricto Sensu”.

César Tiago Forte: fez Agronomia na UFFS. Após concluir o Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental na mesma instituição, faz Doutorado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

“Apesar das dificuldades enfrentadas no início, pela falta de estrutura e professores, a Graduação em Agronomia da UFFS proporcionou um amplo conhecimento técnico-científico. Conhecimento esse que, aliado a uma boa orientação, foi a base para a entrada nos dois programas de Pós-Graduação. Atualmente em outra instituição de ensino, percebo que a UFFS vem ganhando seu espaço dentre as melhores universidade do estado. Esse resultado é o esforço de cada pessoa envolvida na comunidade acadêmica”.

Anna Luiza Verdi Pereira: egressa do curso de Licenciatura em Pedagogia. Finalizou, em 2017, o Mestrado Profissional em Educação, também na UFFS – Campus Erechim.

“Um dos grandes marcos da minha vida, sem dúvida, foi me matricular em Licenciatura em Pedagogia na UFFS. A importância dessa Universidade reside no fato de que ela não está somente voltada para a formação de profissionais de diversas e essenciais áreas, mas também na formação de uma pessoa qualificada e competente para o desenvolvimento de sua carreira. Tanto é que, logo após a conclusão do curso, fiz três processos seletivos para mestrado e passei em dois. Além de feliz, me sentia preparada e em casa, pois escolhi o Mestrado Profissional em Educação da UFFS. Minha segunda casa por oito anos! Sempre será lembrada por mim com grande admiração e gratidão, afinal, minha carreira como professora começou aqui”.

Andrei Pedro Vanin: egresso do curso de Filosofia, é mestre pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“Se não fosse a UFFS, provavelmente nunca teria feito um curso superior. Em 2017, concluí meu mestrado na Unifesp. Hoje, sou professor no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Ibirama. A formação na UFFS abriu o mundo para mim, foi toda uma experiência de vida. Nada melhor do que ter uma universidade pública, federal, gratuita e perto de casa. Meu conselho para quem ainda não entrou na UFFS é de que não percam seu tempo. A política de bolsas e os incentivos à Pesquisa e Extensão são coisas que te torna mais maduro para um Mestrado, por exemplo. E a UFFS é uma universidade muito acolhedora, tem toda uma questão de interdisciplinaridade. Você não fica preso só a sua área”.

Marjana Vedovatto: fez Licenciatura em Geografia e, depois, mestrado na Universidade Federal Fluminense (UFF).

“A UFFS ampliou meus horizontes a partir da Geografia. Ingressei na primeira turma do curso em 2010 e tive a oportunidade de conhecer e aprender muito com uma grande diversidade de profissionais, colegas e amigos vindos de diferentes lugares e realidades. Participei com entusiasmo das inúmeras saídas de campo curriculares e de diversos Encontros de Geografia. Acredito que a soma de tudo isso contribuiu para uma formação consciente da pluralidade social, cultural e ambiental. Academicamente, adquiri experiência enquanto bolsista de Iniciação Científica e Monitoria, o que também impulsionou meu interesse por desenvolver pesquisas que reconhecessem essas pluralidades, culminando em meu trabalho de conclusão de curso com o tema ‘Geografia indígena’. Após a Graduação na UFFS, ingressei no Mestrado em Geografia da UFF, dando continuidade ao propósito de contribuir no reconhecimento dessa pluralidade, desenvolvendo a pesquisa em conjunto aos Guarani de Mato Preto. Agradeço aos Movimentos Sociais que atuaram em prol da implantação da Universidade Pública interiorana, aos professores, meus orientadores, colegas e amigos, e aos Guarani de Mato Preto”.

Edgar de Souza: cursou Arquitetura e Urbanismo. Foi aprovado em 1º lugar para o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da IMED, em que pesquisa o tema da “habitação social em Passo Fundo durante o Século XX”.

“O esforço dos docentes foi sempre visível no processo de formação dos acadêmicos, ao passo em que se preocupavam em oferecer meios à construção do conhecimento dentro e fora de sala de aula. No meu caso, o fato de ter participado de um projeto de pesquisa coordenado pela professora Andreia Saugo foi essencial para a minha contribuição em atividades durante o intercâmbio na Technische Universität Kaiserslautern (Alemanha), em que pude participar de um projeto de habitação social desenvolvido para o mercado brasileiro e, a partir dessas experiências, desenvolver um olhar crítico a respeito da temática, prosseguindo com os estudos investigativos no mestrado.

Na lista abaixo você confere outros egressos da UFFS – Campus Erechim que estão fazendo ou concluíram diversos cursos de Pós-Graduação, incluindo Especialização.

Agronomia

Camile Thaís Castoldi – Mestra em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UFFS e doutoranda em Produção Vegetal na Udesc
César Tiago Forte – Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UFFS e doutorando em Agronomia UFSM
Felipe Adelio de David – Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UFFS
Francisco Wilson Reichert Júnior – Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UFFS e doutorando em Recursos Genéticos Vegetais na UFSC
Gisele Fabiana Zabot – Mestranda em Fitossanidade na UFPel
Maurício Albertoni Scariot – Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UFFS e doutorando em Fitotecnia na UFRGS
Scheila Lucia Ecker – Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UFFS
Ahlana Camile Tiran De Campos – Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UFFS
Aline Fachin Martíni – Mestre em Ciências do Solo pela UFPR
Bruna Piovesan – Mestre e doutoranda em Fitossanidade/Entomologia pela UFPel
Maicon Fernando Schmitz – Mestre em Fitossanidade/Herbologia pela UFPel
Márcia Maria Oziemblowski – Mestre em Ciência Animal pela Udesc
Camila Rosana Wuaden – Mestranda em Ciências Ambientais na Udesc
Samuel de Paula – Mestrando em Fitopatologia na ESALQ/USP
Jhonatan Paulo Barro – Mestrando em Fitopatologia na UFV
Leonardo Chechi – Mestrando em Engenharia Agrícola na UFSM
Daiani Brandler – Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental na UFFS
Fábio Luís Winter – Mestrando em Produção Vegetal na Udesc
Franciele Fátima Fernandes – Mestranda em Produção Vegetal na Udesc
Lucas Antonio Stempkowski – Mestrando em Produção Vegetal na Udesc
Luciane Renata Agazzi – Mestranda em Fitotecnia na UFV
Michele Renata Revers Meneguzzo – Mestranda em Sementes na UFPel
Thalita Pedrozo Pilla – Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental na UFFS
Francine Falcão de Macedo – Mestranda em Agronomia na UPF
Lenir Fátima Gotz – Mestranda em Ciências do Solo na UFPR
Elisangela Sordi – Mestranda em Agronomia na UPF

Arquitetura e Urbanismo

Rafael Kalinoski – PPU/UFPR (Curitiba)
Edgar de Souza – PPGARQ/IMED (Passo Fundo)
Daniela Susin Guerra – PPG-IELA/UNILA (Foz do Iguaçu)
Josiane Scotton – PROPUR/UFRGS (Porto Alegre)
Emerson dos Santos Silva – PROPUR/UFRGS (Porto Alegre)
Gessica Steffens – PósArq/UFSC (Florianópolis)
Andrei Luis Signor – PósArq/UFSC (Florianópolis)
Sheila Patrícia de Andrade – PósArq/UFSC (Florianópolis)
Fernanda Caroline Guasselli – PósArq/UFSC (Florianópolis)
Johanna Beck Hiller – PROGRAU/UFPEL (Pelotas)
Luiz Gilberto Silva Júnior – PROGRAU/UFPEL (Pelotas)

Ciências Sociais

Daniel Gutierrez – Mestre e doutorando pela UFSC
Elisandra Reinhold Santolin – Mestranda na UFFS
Franciele Racoski – Mestranda na UFFS
Marina Scapini – Mestranda na UFSC
Aline Andréa Arpini – Mestra pela UFRGS

Engenharia Ambiental e Sanitária

Analise Dall Agnol – Concluindo MBA em Gestão Industrial e Produção Enxuta pelo Senai
Bruno Venturin – Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental na UFFS
Camila Dalla Rosa – Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental na UFFS
Camila Fatima Rutkoski – Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental na UFFS
Daniel de Oliveira e Souza – Faz mestrado em Curitiba
Darline Simoni Balen – Mestranda em Engenharia Civil e Ambiental com foco em água de abastecimento
Fabiane Fernanda Czapela – Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental na UFFS
Jessica Mulinari – Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSC
Karina Paula Preczeski – Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental na UFFS
Mirian Catia Zarpelon – Especialização em Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento na Uergs
Natani Macagnan – Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental na UFFS
Renata Tremea – Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UTFPR
Rueliton Zambon Sartori – Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental na UFFS
Siane Camila Luzzi – Mestranda na University of Minnesota (EUA) – Department of Bioproducts and Biosystems Engineering
Suellen Tonatto Ferrazzo – Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental na UFFS
Tomas Carlotto – Doutorado em Engenharia Ambiental na UFSC
Wagner Artifon – Mestrado em Engenharia Química na UFSC

Filosofia

Andrei Pedro Vanin – Mestrado em Filosofia na Unifesp
Fernando Matheus Falkoski – Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas
Janessa Pagnussat – Mestranda em Interdisciplinar em Ciências Humanas na UFFS
Susiane Kreibich – Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tiago Fernando Soares de Oliveira – Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSM

Geografia

Alana Rigo Deon – Mestra e doutoranda pela Unijuí
Josué Vicente Gregio – Mestrando na Unioeste
Shaiane Carla Gaboardi – Mestra e doutoranda pela Unioeste
Marjana Vedovatto – Mestra pela UFF/RJ
Cleiva Perondi – Mestra pela UFRGS
Sian Carlos Alegre – Mestre pela UFFS
Aline Nadal – Mestra pela UFFS
Ivete Rodrigues – Mestra pela UFSM
Liziane Dark de Godoy Psidonik – Mestranda na UFFS
André Ricardo Furlan – Mestrando na UFSM
Daiane Carla Bordulis – Mestranda na Unioeste

História

Alessandra Katia Vicrovski – Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na UFFS
Andre Fabricio Ribeiro – Mestrado Profissional em Educação na UFFS
Carla Barros – Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na UFFS
Daiana Paula Varotto – Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na UFFS
Edine Berto – Pós-Graduação em Gestão Escolar e Licenciatura em Pedagogia na UFFS
Geanine Sabadini – Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na UFFS
Graziela Vitoria Donin – Mestrado em História na UFFS – Campus Chapecó
Guilherme Luis Adamczyk – Mestrado em História na UFFS – Campus Chapecó
Jessica Jenifer Wessoloski – Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na UFFS
Rovian Schenatto Palavicini – Mestrando em História na UFRGS
Vicente da Silveira Detoni – Mestrando em História na UFRGS

Pedagogia

Alissia Barberini – Faz Pós-Graduação na URI
Anna Luiza Verdi Pereira – Mestre em Educação pela UFFS
Candida Chiaparini – Mestranda em Interdisciplinar em Ciências Humanas na UFFS
Diandra Calgarotto Chiossi – Faz Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional na IDEAU
Emanuelle Duarte – Mestrado em Educação na UPF
Juliana Fornech Minella – Mestranda em Educação na UFFS
Marcia Helena Reinhardt – Pós-Graduação em Teorias e Metodologias da Educação/Lato Sensu no IFRS – Campus Sertão
Monise Clara Orso – Mestranda em Educação na UFFS
Rosangela dos Santos Pereira Ribeiro – Pós-Graduação em Educação Infantil na FAE
Salete Teresinha Tartari – Faz uma disciplina isolada no Mestrado Profissional em Educação da UFFS
Vania Oliveira Dal Bosco – Mestrado Profissional em Educação na UFFS

Comentários estão fechados.