Simulação de incêndio no HC é bem-sucedida

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

 

O Hospital de Caridade de Erechim realizou na tarde desta quinta-feira, 27, exercício de simulação de evacuação em caso de incêndio coordenada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e pela Brigada de Incêndio do HC, com o apoio do Corpo de Bombeiros e do departamento de trânsito do município. A atividade, que envolveu mais de 50 pessoas, teve duração de cerca de 16 minutos e foi considerada pelos organizadores como ‘bem-sucedida’.

A simulação buscou disseminar práticas de prevenção e segurança, preparando os colaboradores do Hospital, parceiros e demais usuários para eventuais situações de emergência/incêndio. A ação também integrou o processo de Acreditação Hospitalar do HC.

Como foi

A atividade iniciou após ter sido colocado um ponto de ‘fogo falso’ (com gelo seco) na unidade de internação C, fazendo com que uma botoeira manual fosse acionada, dando início à simulação – que obedeceu o planejado numa rota de fuga. Os próprios colaboradores do Hospital desempenharam o papel de pacientes e familiares. Em relação aos brigadistas do HC, coube ao grupo transferir as ‘vítimas’ para um local seguro, onde houve a classificação de risco e a realização dos primeiros socorros.

Bombeiros e servidores do departamento de trânsito de Erechim também participaram. Enquanto os primeiros estiveram envolvidos no resgate e combate ao incêndio, o pessoal do trânsito realizou o bloqueio das ruas adjacentes.

Além da Unidade C, todos os setores da ala administrativa, incluindo o diretor-presidente, Cláudio Rogério Galli, o superintendente Claudiomiro Carus e administrador Éder Spitcza, colaboradores da cozinha, serviço de radiologia e farmácia interna também ‘abandonaram’ seus respectivos locais de trabalho.

Saiba mais

Além da simulação desta quinta-feira, os cerca de 500 funcionários do Hospital de Caridade estão recebendo treinamento sobre o protocolo de incêndio.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.