Simulação de incêndio no HC é bem-sucedida

 

O Hospital de Caridade de Erechim realizou na tarde desta quinta-feira, 27, exercício de simulação de evacuação em caso de incêndio coordenada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e pela Brigada de Incêndio do HC, com o apoio do Corpo de Bombeiros e do departamento de trânsito do município. A atividade, que envolveu mais de 50 pessoas, teve duração de cerca de 16 minutos e foi considerada pelos organizadores como ‘bem-sucedida’.

A simulação buscou disseminar práticas de prevenção e segurança, preparando os colaboradores do Hospital, parceiros e demais usuários para eventuais situações de emergência/incêndio. A ação também integrou o processo de Acreditação Hospitalar do HC.

Como foi

A atividade iniciou após ter sido colocado um ponto de ‘fogo falso’ (com gelo seco) na unidade de internação C, fazendo com que uma botoeira manual fosse acionada, dando início à simulação – que obedeceu o planejado numa rota de fuga. Os próprios colaboradores do Hospital desempenharam o papel de pacientes e familiares. Em relação aos brigadistas do HC, coube ao grupo transferir as ‘vítimas’ para um local seguro, onde houve a classificação de risco e a realização dos primeiros socorros.

Bombeiros e servidores do departamento de trânsito de Erechim também participaram. Enquanto os primeiros estiveram envolvidos no resgate e combate ao incêndio, o pessoal do trânsito realizou o bloqueio das ruas adjacentes.

Além da Unidade C, todos os setores da ala administrativa, incluindo o diretor-presidente, Cláudio Rogério Galli, o superintendente Claudiomiro Carus e administrador Éder Spitcza, colaboradores da cozinha, serviço de radiologia e farmácia interna também ‘abandonaram’ seus respectivos locais de trabalho.

Saiba mais

Além da simulação desta quinta-feira, os cerca de 500 funcionários do Hospital de Caridade estão recebendo treinamento sobre o protocolo de incêndio.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais