Flavinho Barcellos presta homenagem a Nicolau Bukchovany com nome de rua

Na última sessão ordinária do Poder Legislativo erechinense, realizada na segunda-feira (25), os edis aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei de autoria do vereador Flavinho Barcellos (PDT) referente à denominação de rua no Bairro Linho. A partir da legislação aprovada, fica definida como Rua “Nicolau Bukchovany – Médico” o nome de uma travessa da Rua Carlos Demoliner. A família do homenageado compareceu ao plenário da Câmara, e, ao final da solenidade, registrou o momento juntamente com os 17 parlamentares.

Sobre o homenageado – nascido em 9 de março de 1892, na cidade de Poltava, na Ucrânia, Nicolau Bukchovany formou-se médico em 1928, pela Universidade Carolina de Praga, República Tcheca. No Brasil, iniciou sua carreira como médico em Santa Catarina, em 1930, e, no ano seguinte, mudou-se para o município gaúcho de Três Arroios. Na ocasião, já era casado com Hedvica Ludmila Kycselova. A mudança para Erechim ocorreu em 1935, quando já haviam nascido os filhos Nicolau e Maria. Bukchovany trabalhou no Hospital de Caridade, no Posto de Higiene e como colaborador da Sociedade Beneficente Jacinto Godoi, o Lar dos Velhinhos. “Era uma pessoa muito solidária, fazia exames de graça para os menos favorecidos e tinha um pequeno hospital em casa”, observa Flavinho.

Nicolau Bukchovany faleceu em junho de 1944, aos 52 anos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais