Coordenadoras paroquiais de catequese refletem Campanha da Fraternidade e modelos de pastoral

Representantes de catequese de 28 das 30 paróquias da Diocese participaram do primeiro encontro de formação deste ano nesta segunda-feira, 26, no Centro de Pastoral.

Depois da oração inicial enfocando formas de violência dos dias atuais, Diácono Jean Carlos Demboski, em estágio pastoral na Catedral, assessorou reflexão sobre o tem da Campanha da Fraternidade deste ano, a superação da violência. A partir de texto de apoio, segundo o método ver-julgar-agir, propôs algumas questões para aprofundamento.

Na continuidade dos trabalhos, houve leitura orante de passagem bíblica da carta aos Romanos, estudo sobre modelos de pastoral já não adequados para o tempo atual: pastoral de conservação, apologista e secularista e encaminhamentos para a implementação da iniciação à vida cristã em toda a diocese.

Ao visitar o grupo, Pe. Maicon Malacarne, coordenador diocesano de pastoral, ressaltou a ação dos e das catequistas no contexto do ano nacional dos leigos e leigas.

Dom José, por sua vez, lhes agradeceu o esforço de realizarem o serviço da catequese como missionárias do Reino de Deus. Exortou-as a continuarem seu trabalho com esperança, em meio aos desafios do momento atual, observando que é nos momentos de crise que surgem novas iniciativas marcantes. Chamou atenção de todas a respeito de notícias distorcidas e críticas infundadas à Igreja circulando nas redes sociais e outros meios de comunicação. Ressaltou que o povo responde com participação intensa nas romarias e outros eventos da piedade popular, pois deseja cultivar a espiritualidade. Invocou a bênção sobre as participantes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais