Coordenadoras paroquiais de catequese refletem Campanha da Fraternidade e modelos de pastoral

Representantes de catequese de 28 das 30 paróquias da Diocese participaram do primeiro encontro de formação deste ano nesta segunda-feira, 26, no Centro de Pastoral.

Depois da oração inicial enfocando formas de violência dos dias atuais, Diácono Jean Carlos Demboski, em estágio pastoral na Catedral, assessorou reflexão sobre o tem da Campanha da Fraternidade deste ano, a superação da violência. A partir de texto de apoio, segundo o método ver-julgar-agir, propôs algumas questões para aprofundamento.

Na continuidade dos trabalhos, houve leitura orante de passagem bíblica da carta aos Romanos, estudo sobre modelos de pastoral já não adequados para o tempo atual: pastoral de conservação, apologista e secularista e encaminhamentos para a implementação da iniciação à vida cristã em toda a diocese.

Ao visitar o grupo, Pe. Maicon Malacarne, coordenador diocesano de pastoral, ressaltou a ação dos e das catequistas no contexto do ano nacional dos leigos e leigas.

Dom José, por sua vez, lhes agradeceu o esforço de realizarem o serviço da catequese como missionárias do Reino de Deus. Exortou-as a continuarem seu trabalho com esperança, em meio aos desafios do momento atual, observando que é nos momentos de crise que surgem novas iniciativas marcantes. Chamou atenção de todas a respeito de notícias distorcidas e críticas infundadas à Igreja circulando nas redes sociais e outros meios de comunicação. Ressaltou que o povo responde com participação intensa nas romarias e outros eventos da piedade popular, pois deseja cultivar a espiritualidade. Invocou a bênção sobre as participantes.

Comentários estão fechados.