Concursos foram grandes atrações da Festa Di Bacco no final de semana

Festa Di Bacco 2020, que iniciou no último dia 8 e é realizada pela Prefeitura de Erechim, teve uma extensa programação voltada a toda a população durante este final de semana. Dentre as atrações, destaque para o 1º Concurso Gastronômico e o Concurso de Vinho em Metro, realizados no domingo (26). Um grande público movimentou as instalações no Seminário de Fátima e prestigiou esses momentos.

Encerradas as inscrições, que foram abertas a toda a comunidade sem limite de idade, duas baterias femininas e duas masculinas, com quatro concorrentes cada, foram formadas para o Concurso de Vinho em Metro. No palco central mulheres receberam 300 ml. da bebida e homens 500 ml. E os campeões, que conseguiram beber mais rapidamente o conteúdo, receberam troféus. São eles:  Feminino – 1º lugar – Karine Engel; 2º lugar – Patrícia Teixeira. Masculino – 1º lugar – Adalberto Engel; 2º lugar – Eleandro Cantelle.

Já o 1º Concurso Gastronômico era voltado a agroindústrias familiares, cantinas e panifícios regulamentados e autorizados legalmente para a produção e comercialização de alimentos no Município. Os produtos inscritos deviam conter obrigatoriamente na receita uva ou seus derivados. À comissão julgadora coube avaliar os itens que receberam notas de 5 a 10.  A receita vencedora foi a “cuca com dois tipos diferentes de uva”, produzida pela Indústria e Comércio Cantelle Ltda.

Jogo de mora, corrida de cariolas, jogo de bocha, tábua nos pés, oficinas, danças típicas e apresentações culturais estavam entre a diversidade de atrações da tarde de domingo (26). A agenda da Festa Di Bacco tem organização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento, Emater/RS, Sutraf/AU, Grupos Italianos Avanti, Gillé e Stella Alpina, e da Comissão da Uva.

O Seminário de Fátima também é o ponto de comercialização de uva que segue até 16 de fevereiro.  Levantamento feito pela Emater/RS apontam números que superam anteriores e também as expectativas dos produtores que participam desta edição da Festa. Somente neste final de semana mais de 7 toneladas de uva foram comercializadas e vinho doce e suco de uva ultrapassaram a marca de 2.150 litros.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais