Acadêmicos participam de audiência sobre Projeto da Lei Orçamentária Anual

Acadêmicos dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito da URI Erechim participaram na terça-feira, 23, de audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Erechim, momento em que a administração municipal detalhou o Projeto da Lei Orçamentária Anual – LOA do município para o exercício de 2019.    
        A atividade fez parte das disciplinas de Contabilidade Pública, do Curso de Ciências Contábeis, ministrada pelo professor Edson Luis Kammler; Direito Financeiro, do Curso de Direito; e Gestão Pública, do Curso de Administração, ambas ministradas pelo professor Rafael Sottili Testa.
        A LOA é o instrumento de planejamento utilizada pelos órgãos públicos para estimar as receitas e fixar as despesas para o próximo exercício. No projeto de lei, detalhado pela Secretaria da Fazenda do município, foram apresentadas as estimativas de arrecadação das principais receitas, destacando-se as estimativas do IPTU, Imposto Sobre Serviços – ISS, Fundo de Participação dos Municípios – FPM, ICMS e IPVA.
        Também foi detalhado a previsão de despesas do município de Erechim para 2019, destacando-se os gastos com pessoal e contratação de serviços de terceiros. De acordo com o professor Edson, “a LOA é a peça orçamentária que apresenta as ações, serviços e investimentos que o município pretende realizar ao longo do próximo ano. A participação dos alunos foi um momento em que se pode aliar a teoria à prática e, também, vivenciar a interdisciplinaridade, pois o mesmo assunto é visto em diversas disciplinas de três cursos diferentes”.
        De acordo com o professor Rafael, além de aliar a teoria à prática, quando se participa de eventos desta natureza os alunos passam a entender a importância do exercício da cidadania, algo que está em falta nos dias atuais. “Este exercício se dá pela participação na gestão pública, entendendo como se dá este processo e possibilitando que a comunidade dê sugestões e faça críticas à administração, visando a melhor aplicação dos recursos públicos”, destacou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais