Segurança e soberania alimentar é foco de Tarde de Campo em Charrua

A Emater/RS-Ascar, por meio do Escritório Municipal de Charrua, em parceria com o Sicredi e a Prefeitura, realizou uma tarde de campo envolvendo o tema Segurança e Soberania Alimentar, na terça-feira (25/09). A atividade foi destinada às famílias beneficiárias do programa socioassistencial. A programação foi sediada na propriedade do produtor Armando e Clarinda Vitter, que deram as boas-vindas aos participantes, ao lado do gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Erechim, Marcos Gobbo, e do gerente da Unidade do Sicredi de Charrua, Edivan Dala Gasperina.

Os temas tratados foram Produção de alimentos para autoconsumo, Uso de temperos e chás na promoção da saúde, Plantio, manejo tratos culturais da batata-baroa (mandioquinha), batata inglesa e batata doce, Plantio de arroz sequeiro e Tomate enxertado.

A extensionista social Ediane Scoloski orientou sobre cultivo de hortaliças e condimentos. Ela chamou atenção para a organização da horta envolvendo escolha do local, uso de proteção para que animais não tenham acesso aos cultivos e sobre Uso de adubação orgânica. Ediane também chamou atenção para o uso correto das plantas condimentares e bioativas e do resgate cultural destas plantas para que este conhecimento seja repassado para outras gerações.

O engenheiro agrônomo Oberdan Scolari orientou sobre o plantio e o cultivo de batata doce e do tomate enxertado. Oberdan repassou orientações sobre o controle de pragas e doenças, entre outros cuidados de manejo. De acordo com os técnicos, as mudas foram produzidas pela Embrapa e são isentas de pragas e doenças.

O técnico em Agropecuária, Vilmar Tonello, orientou sobre os cuidados com as mudas de batata das variedades atlantic e agata e suas especificidades, período indicado para plantio. Tonello também repassou recomendações para plantio de arroz sequeiro.

No final da atividade, os participantes receberam kits com mudas de batata salsa, duas variedades de arroz (desenvolvidas pela Fepagro e Embrapa), três variedades de batatinha, feijão preto, tomate enxertado e três variedades de tomate sem enxertia.

Comentários estão fechados.