Arquitetura e Urbanismo da URI promove competição de pontes de espaguete

Trabalho foi desenvolvido pelos alunos da turma 2015-2, através da disciplina de Teoria das Estruturas

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e desenvolver habilidades manuais e intelectuais, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI desenvolveu a 2ª edição da Competição de Pontes de Espaguete. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos da turma 2015-2, através da disciplina de Teoria das Estruturas, ministrada pelo professor Renan Scapinello.

        A atividade, que foi desenvolvida em dois grupos, consistiu em calcular, projetar, construir e ensaiar uma ponte treliçada de macarrão a partir de dados fornecidos e mediante um peso máximo estabelecido. Além da construção, os alunos entregaram um projeto detalhado especificando os cálculos que permitiram o dimensionamento das barras da ponte, submetidas à tração e à compressão e, também, à estimativa da carga de colapso. Sagrou-se campeã a ponte que resistiu ao maior carregamento.

        Após ensaio realizado, através de vídeos e imagens, determinou-se as falhas de projeto e o que ocasionou o rompimento de cada estrutura.

        A execução do trabalho motivou os alunos a buscarem respostas aplicadas aos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, desenvolvendo a cooperação e, principalmente, o trabalho em equipe.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais