Município coloca cultura em pauta durante três dias de Seminário aberto à comunidade

Um marco importante na cultura e desenvolvimento da cidade de Erechim teve início na tarde desta quinta-feira (26). O Seminário Economia Criativa, promovido pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, acontece na Câmara de Vereadores até o próximo sábado (28). Aberto a toda a comunidade tem como objetivo estimular, qualificar e capacitar profissionais, artistas, produtores, grupos e coletivos culturais, terceiro setor, prestadores e serviços, entidades culturais e educacionais, gestores públicos. Uma oportunidade oferecida pelo poder público municipal para que todos tenham ferramentas para ampliar suas visões e conceitos referentes ao empreendedorismo criativo e a gestão cultural.

Presentes na abertura da agenda de trabalhos que se estenderá por três dias, o Prefeito Luiz Francisco Schmidt, o Chefe do Escritório Regional Sul do Ministério da Cultura Álvaro Franco, o Diretor de Fomento da Sedactel Rafael Balle, o Presidente do Legislativo Rafael Ayub, o Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais Nícolas Optiz, o Diretor da NRCA Consultoria Neidmar Alves e a Secretária Municipal de Educação e interina de Cultura, Esporte e Turismo Vanir Clara Bombardelli.

Para uma plateia onde também estavam prefeitos e secretários da Região, representantes de instituições públicas e privadas, grupos culturais entre outros, Luiz Francisco Schmidt destacou a importância de iniciativas como a do Café Cultural, projeto já consolidado que em muito colabora para cultura do Município. “Só vamos em busca de cultura quando reconhecemos a sua necessidade. E isso se faz no dia a dia com atitudes isoladas, mas também com esses belos exemplos que temos na nossa cidade. E outro que nos alegra, é a volta do Festival de Teatro. Só teremos uma sociedade mais culta quando todos nos unirmos e nos tornarmos agentes dentro do lugar aonde vivemos”, completou o Prefeito de Erechim.

E, rememorando o título de Capital da Amizade que cabe à cidade, Vanir Clara Bombardelli falou da importância de reforçá-lo hoje e mantê-lo no futuro. “Ele não surgiu do nada, houve um motivo para esta nominação. E o que temos hoje neste Centenário neste sentido? Dar espaço para que as pessoas possam se capacitar e dar para a cidade o que elas têm de talento, é um caminho. E estamos abrindo mais um no dia de hoje”, detalhou a Secretária Municipal.

De hoje até sábado acontecerão palestras, oficinas práticas, painéis, a qualificação do Conselho Municipal de Políticas Culturais e também a revisão do Plano Municipal de Cultura de Erechim. No final da tarde de hoje, às 18 horas, um abraço à Prefeitura de Erechim como forma de saudação pública em homenagem aos 100 anos do Município. Toda a programação sob a coordenação do consultor Neidmar Alves, cientista social, sociólogo, ator, diretor, roteirista, professor, pesquisador e diretor da NRCA Consultoria, Planejamento e Assessoria em Ciências Humanas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais