Bispos e padres da Diocese Erexim concluem sobre dimensão missionária de seu ministério

De segunda a sexta-feira, na Casa de Espiritualidade Recanto Medianeira dos Irmãos Maristas em Veranópolis, Dom José, Dom Girônimo e os padres da Diocese de Erexim viveram seu retiro anual. Com assessoria do Pe. Rafael Lopez Villaseñor, Superior Provincial da Congregação dos Padres Xaverianos de São Paulo refletiram e rezaram a partir da dimensão missionária do Presbítero.

Na abertura do encontro, Dom José observou que estariam fazendo o retiro em comunhão com todo o povo ao qual foram enviados por Deus para servir e anunciar o Evangelho. O orientador enfatizou que seria indispensável cada retirante deixar Deus falar ao coração para redescobrir a sua missão na missão da Igreja, que ganha novo impulso com o Papa Francisco. Recordou a solenidade de Pentecostes, dia 20, que marca o início da missão da Igreja.

Ao longo do retiro, Pe. Rafael apresentou meditações sobre princípios da espiritualidade missionária, espiritualidade e profetismo, espiritualidade para uma Igreja em saída, a alegria do Evangelho e a vida plena, missão como ação do Espírito Santo, a conversão missionária da Paróquia, espiritualidade missionária a partir do Papa Francisco.

Na missa de encerramento do retiro, nesta sexta-feira, Dom José ressaltou que, mesmo com muitas atividades, os padres reservaram tempo para o retiro a fim de se refazerem para a missão. Missão que é a razão de ser da Igreja, conforme havia destacado o orientador. Apontou dois pilares para a missão: a escuta da Palavra e a oração. Lembrou que a Igreja vive hoje grandes dificuldades e tempo de purificação. Exortou a todos a não terem medo das situações difíceis, não deixando, como insiste o Papa Francisco, que lhes roubem a esperança, para serem profetas de um novo tempo de comunhão e fraternidade.

O Bispo agradeceu ao orientador e aos que participaram mais diretamente na organização e coordenação do retiro.

O orientador do retiro dos padres e bispos da Diocese de Erexim: Pe. Rafael Lopez Villaseñor nasceu no dia 04 de setembro de 1965, em Aranda, México. Fez o noviciado e a filosofia na Congregação dos Padres Xaverianos. Veio ao Brasil em julho de 1991. Fez a teologia na Faculdade N. Sra. da Assunção em São Paulo. Fez também mestrado em Ciências da Religião e Ciências Sociais na PUC de São Paulo. Foi ordenado padre no dia seis de janeiro de 1996. Como padre, foi vigário paroquial e pároco em São Paulo. Atualmente é superior da Congregação no País. É também assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil, CRB.

A Congregação a que pertence foi fundada em 1895, por São Guido Maria Monforti, Bispo de Parma, Itália. Para patrono da escolheu, São Francisco Xavier, grande missionário jesuíta do século XVI que morreu na fronteira da China, para onde se dirigiu em missão. Seu objetivo era a missão na China. Inicialmente, os padres xaverianos eram enviados para aquele país. Em 1951, foram expulsos de lá pelo regime. Hoje, estão presentes em 22 países. A Congregação possui em torno de 800 membros. No Brasil, atuam no Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Amazônia.

 

 

Comentários estão fechados.