Sicredi se prepara para o futuro e se adapta às novas tecnologias e inovações

A tendência crescente dos meios digitais está fazendo com que a Sicredi UniEstados também se adapte às novas tecnologias e inovações. Por isso, a tecnologia é uma forte realidade da cooperativa, que possui um setor de inovação dentro da Superintendência Regional, denominada de Área de Projetos, Processos e Qualidade, responsável pelo desenvolvimento de ferramentas de trabalho ou aplicativos que visam facilitar o desenvolvimento das agências no seu dia a dia.

Segundo o assessor de Projetos, Processo e Qualidade, Iran Joel Bandurka, o setor é um escritório de projetos e processos, uma fábrica de software, que busca auxiliar as diversas áreas da Sicredi UniEstados através de criação de aplicativos, ferramentas até automação de processos através de robôs (RPA Robotic Process Automation), para algumas atividades acontecerem sem a necessidade de um operador. Tudo para agilizar os trabalhos, automatizar, porém sem se descuidar da qualidade. De acordo com o Gerente de Comunicação e Marketing, Carlos Alberto Thys, o setor de Projeto, Processo e Qualidade é uma área fundamental, pois está ligada à inovação, seja em processos ou plataforma digital. “Tudo que é demanda de transformação digital tem que passar por aqui”, assegurou Carlos.

INCUBADORA TECNOLÓGICA

Além disso, o setor também visa aproximar a instituição do ecossistema de startups, com o propósito de obter mais celeridade e inovação na entrega de soluções de negócios e para gerar mais valor aos colaboradores e associados. Para isso, a Sicredi UniEstados firmou parceria com a Incubadora Tecnológica de Erechim e hoje é uma das empresas âncoras, juntamente com mais quatro instituições, assim como passou a ser apoiadora institucional da FAE – Faculdade Anglicana de Erechim -, para que os alunos de Processamento de Dados e Análise de Sistemas ou Design possam desenvolver projetos visando resolver problemas através de soluções criativas e eficientes. A proposta é estimulá-los, através de projetos encaminhados pela Sicredi UniEstados a aplicarem as informações recebidas em sala de aula em situações reais do cotidiano profissional, facilitando a criação de conhecimento.

De acordo com Iran, a Incubadora Tecnológica de Erechim vem ao encontro da missão de agregar renda à comunidade. “Estar lá dentro apoiando no que é possível, no que é demandado, estar presente em reuniões e participar do dia a dia Incubadora também faz com que estejamos nos atualizando e próximos das inovações.” Inaugurada em agosto do ano passado, a Incubadora Tecnológica de Erechim é local ímpar e de referência, para novas ideias e empreendimentos que possam, num futuro próximo, fomentar a criação de novas empresas e mão de obra.

O gestor do empreendimento do município, Diego Luís Andretta, destaca que é valiosa as assessorias que vêm das empresas âncoras como a Sicredi UniEstados. Com esse apoio é possível viabilizar a manutenção do local e principalmente estimular as pessoas a empreender, viabilizando o início de seus negócios na área da tecnologia e inovação. Ele destacou a palestra sobre Educação Financeira, sob a condução de Alcione Louzada, como de grande importância para os incubados. Essas são as startups que se conectaram com o Sicredi a partir Incubadora Tecnológica: Central de Reparos, Eng & Tech Automação, Help Assistência Delivery, Neural Money, Pluviam Tecnologia, RDG2 Automação Enxuta e Sync House Automação Residencial.

Segundo Diego, são disponibilizadas 15 vagas na Incubadora Tecnológica, sendo dez para as incubadas e cinco para as demais. As organizações usufruem do espaço de trabalho e das salas de reunião durante o prazo de um ano, prorrogável uma única vez, por igual período, desde que justificadamente. A iniciativa disponibiliza a estrutura que é compartilhada, como copiadoras, impressoras, linhas de telefone e internet. O acesso para as incubadas ocorre através de edital de chamada pública, sendo que podem participar organizações com ideias inovadoras oriundas das universidades científicas e tecnológicas, institutos de tecnologia e centros de excelência.

HACKATHON

A Sicredi UniEstados também será uma apoiadora e patrocinadora do Hackathon, promovido pela ACIOC Joaçaba, sendo uma maratona de desafios na qual os participantes se reúnem com o intuito de apresentarem, ao final da disputa, um produto que atenda ao desafio proposto no início da competição. O resultado pode ser uma solução para uma empresa, instituição ou até mesmo uma criação que atenda à comunidade. O Hackathon acontecerá dentro da Feira de Inovação, Tecnologia e Negócios – GERA 2019, uma feira multi setorial voltada para empresas que possuem ou desejam incorporar a inovação no seu dia a dia, que acontecerá de 19 a 22 de setembro de 2019 no Centro de Eventos da Unoesc – Campus I, em Joaçaba/SC.

Comentários estão fechados.