HC e URI promovem parceria para atualização de acadêmicos de Medicina

Auditório do Hospital sedia Curso voltado a Urgências e Emergências

Teve início no último sábado (23), Curso de Atualização Médica em Urgência e Emergência, numa parceria entre a Medicina da URI e o Hospital de Caridade de Erechim.

Conforme o diretor técnico do HC e coordenador da Medicina da Universidade, Sergio Bigolin, a atividade – que terá mais nove encontros ao longo de 2019, devendo ter continuidade em 2020 – visa preparar os estudantes para o mercado de trabalho, a partir de conhecimentos teóricos que embasarão o cotidiano dos futuros profissionais.

Neste primeiro encontro, entre os assuntos discutidos, estiveram os aspectos ético-legais na emergência, abordado pela advogada Virgiani Kramer, do departamento jurídico do HC. Também fizeram uso da palavra as profissionais do HC: psicóloga Sabrina Brusco – que falou sobre a relação médico-paciente/comunicação interpessoal, morte encefálica e doação de órgãos – e a enfermeira do Pronto Socorro, Ediana Pedroso, responsável por abordar amputação, hemotransfusão, remoção e transferência inter-hospitalar.

Próximos encontros

Em março o Curso abordará ‘Reanimação Cárdio-pulmonar’. Estão na pauta de discussões para 2019, ainda: ‘Atendimento inicial ao politraumatizado e trauma torácico’; ‘Choque’; ‘Trauma abdominal e abdome agudo’; ‘Insuficiência respiratória aguda’; ‘Arritmias cardíacas e crise hipertensiva’; ‘Acidente Vascular Cerebral’; ‘Hemorragia digestiva’; e ‘Cólica renal’.

Em 2020, temas como ‘Assistência ventilatória’; ‘Trauma crânio-encefálico e raquimedular’; ‘Intoxicações’; ‘Queimaduras’; ‘Afogamentos’; ‘Emergências psiquiátricas’; e outros também deverão ser discutidos. Cada encontro será ministrado por médicos do HC, conforme as respectivas especialidades.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais