Quando o assunto é dança e música, eles entendem como ninguém!

78

No último final de semana, os CTGs Sentinela da Querência e Galpão Campeiro de Erechim, marcaram presença no Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (ENART). O evento reuniu milhares de pessoas em Santa Cruz do Sul, durante os três dias de apresentações que aconteceram no Parque da Oktoberfest. O encontro é o mais tradicional evento gaúcho de dança tradicionalista. A sua importância é tamanha que ele foi considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), como o maior festival de arte amadora da América Latina. Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG),  é realizado em três etapas anuais que são: as regionais, as inter-regionais e a final. Centenas de competidores de todo o estado participam e milhares de espectadores, não só do Rio Grande do Sul, como também de outros estados e países,  prestigiam.

Foi assim que aconteceu

Dentre tantas entidades de renome e longa trajetória, a invernada adulta do CTG Sentinela da Querência se classificou para a finalíssima do ENART. A primeira invernada da 19ª Região Tradicionalista a conquistar tal feito, uma vaga entre os 20 melhores grupos do estado. “Dançar no domingo do ENART é a realização do sonho de qualquer dançarino e nós conseguimos atingir o objetivo com muito trabalho, união e dedicação de todos”, falou o instrutor da Invernada, Manoel Soares Neto. Os integrantes levaram ao evento uma homenagem à Nésio Alves Correa, o Gildinho do Grupo Os Monarcas. Contaram por meio da música “Foi assim que aconteceu”, uma parte da vida do ‘rei da música gaúcha’. O gaiteiro esteve com o grupo, dançando e arrancando muitos aplausos da plateia. Além da conquista inédita da classificação, o CTG também trouxe na mala o troféu de 1º lugar de melhor conjunto vocal.  “O Som da Querência”, em 2015 também ficou nesta mesma colocação e em 2016, em 2º lugar.

Melhor conjunto musical das invernadas

O CTG Galpão Campeiro também trouxe para a Capital da Amizade, o primeiro lugar de Melhor Musical de Invernada do estado. Os dançarinos disseram que “uma música embala sonhos e anseios, um musical transforma um simples movimento em um passo de dança. Homenagear estes que estão ao nosso lado sempre que precisamos é um orgulho para nós”. Com o tema “União, música e dança – Homenagem aos musicais”, a entidade garantiu um belo título.Por Carla Emanuele

 

 

 

 

 

 

Você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.