Jornada de Medicina da URI sugere uma nova reflexão sobre a saúde

      Teve início na manhã desta quinta-feira, 24, no Auditório, a II Jornada Acadêmica do Curso de Medicina da URI, cuja programação prossegue até este sábado, 26. O evento está sendo realizado conjuntamente com o IV Congresso da Rede Bioética Brasil e o 1º Salão Científico, cujo tema está centralizado na saúde e bioética como um diálogo essencial”.

        O Salão Científico teve lugar na sala 3.13, na segunda-feira, 21, com a exposição de 60 trabalhos de pesquisa, número considerado expressivo em função de que o curso de Medicina da Universidade estar na sua segunda turma.

     Na quinta-feira, 24, pela manhã, aconteceu a palestra com o médico cardiologista José Pedro Rodrigues Gonçalves, de Cuiabá, Mato Grosso, quando falou sobre os desafios para a formação de profissionais em saúde, abordando da cura ao cuidado. Disse que é preciso que o Brasil e as universidades adotem um sistema de formação de médicos e outros profissionais da área da saúde com o pensamento voltado ao bem-estar da população, especialmente aquela mais necessitada. “Nós, médicos, não somos diferentes de ninguém. Precisamos somar conhecimento para fazer o melhor ao nosso país e ao nosso povo. Isso se faz primeiramente com o respeito, entendendo que um não existe sem o outro”, destacou.       Citou seu exemplo para mostrar que ao longo da vida não podemos parar de estudar. “Só depois de aposentado é que fui em busca das pós-graduações em Cardiologia, Administração Hospitalar, Saúde Pública e Saúde e Ambiente e do mestrado em Sociologia Política e o doutorado em Ciências Humanas”, ressaltou o ex-docente da Universidade de Cuiabá.

       A II Jornada de Medicina foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira, no Auditório, e reuniu acadêmicos, professores, preceptores e convidados.

        A solenidade contou com a presença do Reitor Arnaldo Nogaro; do Diretor-Geral do Câmpus, Paulo Roberto Giollo; do Coordenador do Curso, Sérgio Bigolin; da Vice-Presidente Nacional da Rede Bioética Brasil, Lívia Maria Armentano Koeningstein Zago; da Diretora de Ações em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Elenise Maria Daló; do Diretor Executivo do Hospital Santa Terezinha, Hélio José Bianchi; do Diretor do Centro Hospitalar Santa Mônica, Antonio Todeschini; do Presidente da Unimed Erechim, Luiz Felipe Leães; do Presidente da Unicred, Antonio Gabriel Teixeira; do Diretor do Centro de Oncologia Clínica, Juliano Sartori; e do Presidente do Centro Acadêmico, Jean Carlos Ostrovski.

        Estiveram presentes, ainda, os presidentes das turmas de Medicina e das ligas acadêmicas, da Associação Atlética, assim como as coordenadoras da Jornada, Miriam Vilk Wisniewski e Giana Lisa Zanardo Sartori.

        O Coordenador do Curso de Medicina, professor Sergio Bigolin, ao saudar os presentes, ressaltou o esforço de todos os organizadores em oferecer uma programação que vem contribuir com a formação dos estudantes.

        Já a Vice-Coordenadora Nacional da Rede Bioética Brasil, Lívia Maria Armentano Koeningstein Zago, ao ressaltar a realização do Congresso Brasileiro da Rede Bioética, juntamente com a Jornada Acadêmica de Medicina, chamou atenção para o princípio do bem e da justiça, a ética da vida e a proteção da dignidade humana e ambiental.

        O Diretor-Geral do Câmpus, professor Paulo Roberto Giollo, assim como Reitor Arnaldo Nogaro, ressaltaram a importância do evento e o envolvimento dos alunos com a Jornada.

        Neste ano, o Curso de Medicina está realizando uma exposição de telas produzidas por alunos da Aquarela Pró-Autista de Erechim. Os trabalhos estão expostos no hall de entrada do Auditório. Além disso, todos os palestrantes estão sendo agraciados com a peça em cerâmica “Pontos nos Pratos”, produzida especialmente para o evento pelo Atelier de Cerâmica Gabi & Girardelo.

         O evento tem como patrocinadores: Unimed Erechim, Unicred Erechim, Centro de Oncologia Clínica e Rede Bioética Brasil.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais