Casa das Mães Puérperas Ondina Piaia será inaugurada nesta sexta-feira

O município ganha, a partir desta sexta-feira, 26, numa grande iniciativa de seus idealizadores, a Casa das Mães Puérperas Ondina Piaia, localizada na Rua Vinte de setembro, 446. O ato de inauguração, com a presença de diversos convidados, inicia às 14h30.

A Casa é um dos dispositivos previstos na Rede Cegonha que é instituída pelo Ministério da Saúde (Portaria 1459 de 24 de junho de 2011), que visa um novo modelo de atenção à saúde da mulher e da criança, com foco no parto, nascimento, crescimento e desenvolvimento da criança.

Ainda, a rede Cegonha garante boas práticas e segurança na atenção ao parto e nascimento, sendo implantada a Casa da Gestante através da Portaria 1020 de 29 maio 2013, comm o objetivo de apoiar o cuidado as mães puérperas quando o recém-nascido tem necessidade de cuidados na UTI NEO e ou na Unidade de Cuidados Intermediários.

Esta casa tem caráter de residência provisória quando houver dificuldade para deslocamento frequente da mãe, pratica que torna-se cada vez mais frequente devido o hospital ser referência em Gestação de Alto Risco, recebendo paciente de vários municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

A legislação prevê a criação da Casa da gestante no ano de 2013, mas o Hospital Santa Terezinha desde o ano de 2000 ostenta o Título de Hospital Amigo da Criança e desde então proporciona a permanência das mães próximo ao recém-nascido, bem como o incentiva o vínculo mãe bebê através do aleitamento materno.

A residência conta com 10 leitos, equipada com cozinha, área de serviço, sala de estar, pátio, um ambiente acolhedor e diferenciado, tornando-se um local semelhante ao seu cotidiano. Anteriormente, as mães necessitavam fica dentro do ambiente hospitalar, hoje terão um ambiente diferenciado e mais parecido com sua casa, o que beneficia seu estado físico e emocional, auxiliando no enfrentamento da hospitalização de seu filho, contribuindo para sua recuperação e fortalecendo vínculos.

Comentários estão fechados.