Ipiranga do Sul é sede do V Fórum Norte Gaúcho da Soja

Evento será realizado nesta sexta-feira, dia 28 de setembro

O Centro Esportivo Municipal de Ipiranga do Sul será palco, nesta sexta-feira, 28 de setembro, da 5ª edição do Fórum Norte Gaúcho da Soja. O evento, que tem como objetivo levar informações estratégicas para os produtores rurais sobre a soja, considerada a mais importante cultura agrícola do país, com grande representatividade na produção e exportação brasileira do agronegócio.

Para explorar o tema, o evento conta com palestrantes de profundo conhecimento. As duas primeiras palestras tratam de doenças da soja. O tema “Preparação para o Controle de Doenças da Soja na Safra 2019″, será ministrado pelo engenheiro agrônomo Dr. Carlos Alberto Forcelini. Logo após, será a vez do engenheiro agrônomo, Mestre em Fitossanidade, Carlos André Schipanski, falar sobre “Manejo de Mofo Branco na Cultura da Soja”. No terceiro momento do evento ocorre a palestra “Construção de Sistemas Produtivos de Alta Rentabilidade”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Fabiano Paganella.

No início da tarde, os participantes terão a oportunidade de ouvir o analista político e econômico do Canal Rural e do portal Agro Advisor, Miguel Daoud, explanar sobre “Perspectivas para o Agronegócio”, onde deverá traduzir os números atuais das commodities, abordando o setor econômico de maneira simples e indicando perspectivas para o agronegócio. Miguel Daoud é referência na análise econômica e política do Brasil, com base em índices e acontecimentos que direcionam o agronegócio e a indústria. Graduado na Escola Superior de Administração de Negócios pela Universidade Católica de São Paulo, é apresentador do Canal Rural, analista financeiro e comentarista das principais emissoras de TV e rádio do país.

A quarta e última palestra será do Mestre em Agronomia Alencar Paulo Rugeri, que abordará “Manejo Integrado de Pragas – Projeto Lavouras de Resultado”.

1º CONCURSO REGIONAL DE PRODUTIVIDADE DE SOJA 2017/2018

Durante a realização do V Fórum Norte Gaúcho da Soja serão conhecidos os grandes vencedores do Concurso Regional de Produtividade de Soja 2017/2018. A iniciativa foi lançada pelos integrantes do Fórum Norte Gaúcho, no dia 24 de novembro do ano passado, com o objetivo de criar um ambiente que estimule os sojicultores a desafiar seus conhecimentos e incentivar o desenvolvimento de práticas de cultivo inovadoras, que possibilitem extrair o potencial máximo da cultura, com sustentabilidade e rentabilidade. Durante o evento, também será lançada a segunda edição do concurso.

Os vencedores receberão troféu e o grande campeão receberá como prêmio uma viagem para visitação ao Show Rural Copavel/2019, em Cascavel – PR, com todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação pagas.

O certame contou com a participação dos cinco municípios da área de abrangência do Sindicato Rural de Getúlio Vargas – Ipiranga do Sul, Getúlio Vargas, Floriano Peixoto, Estação e Erebango. As colheitas foram fiscalizadas por uma Comissão que representou o Fórum Norte Gaúcho, composta por representantes da Emater, da Prefeitura de cada município e do Sindicato Rural, que acompanhou a colheita de no mínimo um hectare da área inscrita, onde foi determinada a produtividade com o produto limpo e seco. Serão reconhecidas uma lavoura de cada município e será anunciado o grande campeão entre esses.

O V Fórum Norte Gaúcho da Soja é uma promoção e realização do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas, Prefeitura de Ipiranga do Sul, Emater/RS Ascar, Associação dos Engenheiros Agrônomos da Regional Getúlio Vargas e Faculdade Ideau.

O público alvo do evento é formado por produtores rurais, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, estudantes e interessados no setor, está sendo esperado para o evento, que já conta com os seguintes patrocinadores: Sicredi Estação, Olfar, Banco do Brasil, Bayer, Adubos Coxilha e Intacta RR2 Pro, e como apoiadores a Cotrijal e CoperAlfa.

As inscrições antecipadas podem ser realizadas no Sindicato Rural de Getúlio Vargas. Haverá inscrições no local do evento, com direito a almoço.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

08h Recepção e Credenciamento

08h45min Abertura Oficial

09h Palestra Preparação para o Controle de Doenças da Soja na Safra 2019

Palestrante Dr. Carlos Alberto Forcelini

10h Palestra Manejo de Mofo Branco na Cultura da Soja

Palestrante Carlos André Schipanski

11h Palestra Construção de Sistemas Produtivos de Alta Rentabilidade

Palestrante Fabiano Paganella

12h30 Almoço

13h45 Palestra Perspectivas para o Agronegócio

Palestrante Miguel Daoud

14h45 Palestra Manejo Integrado de Pragas – Projeto Lavouras de Resultado

Palestrante Alencar Paulo Rugeri

15h45 Resultados e Premiação do 1º Concurso Regional de Produtividade de Soja 2017/2018

16h Encerramento

 

Comentários estão fechados.