Sandra Picoli pede a implantação do serviço de optometria na rede pública de saúde

Na última sessão ordinária do Poder Legislativo erechinense, a vereadora Sandra Picoli (PCdoB) levou ao plenário um pedido de providências referente a uma das áreas de maior demanda no município, a saúde. A parlamentar solicita ao Poder Executivo que seja implantado o serviço de optometria na rede pública, uma solução efetiva para a diminuição de filas de espera para consultas com oftalmologistas, uma vez que o optometrista é capacitado para avaliar a saúde visual do paciente e, se necessário, fazer o devido encaminhamento.

“O profissional da optometria, após sua formação, se especializa nesta área, capacitando-se a prescrever óculos, lentes de contato e terapias voltadas à melhoria da capacidade visual do paciente”, explica Sandra, ressaltando que o optometrista, embora tenha também conhecimento sobre doenças, não é responsável pelo tratamento das mesmas. “Este profissional adquire conhecimento sobre patologias oculares e sistêmicas, e, quando detectada alguma alteração de ordem patológica, encaminha o paciente ao oftalmologista”, frisa.

Após a leitura no plenário da Casa Legislativa, o pedido foi encaminhado ao setor competente da Prefeitura.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais