Pastoral da Criança realiza encontro e formação

Representantes paroquiais da Pastoral da Criança participaram de encontro de formação no Centro Diocesano de Pastoral, nesta segunda-feira, 22 de julho, festa de Santa Maria Madalena.

O momento inicial de oração foi conduzido pelas representantes da Paróquia Santa Terezinha, de Estação, à luz do texto bíblico de São João que relata o encontro da santa com Cristo Ressuscitado na manhã de Páscoa (Jo 20,1-2.11-18). Desta testemunha da misericórdia de Deus, pode-se aprender a anunciar com clareza e sem medo a Boa-nova de Jesus Cristo, vencedor da morte.

Em seguida, a coordenadora diocesana, Marinês Agnoletto, recordou alguns aspectos práticos da ação evangelizadora da pastoral da criança, bem como orientou sobre a necessidade do correto preenchimento da Folha de Acompanhamento e Avaliação Mensal das Ações de Saúde e Educação na Comunidade (FABS). É o formulário em que são registrados os dados de todas as gestantes e crianças acompanhadas pelos líderes de uma comunidade. Com as FABS corretamente preenchidas, fica mais fácil “Ver e Julgar” como está a situação delas. Isso torna possível planejar o “Agir” para tentar mudar essa situação. Com isso, também é possível “Avaliar e Celebrar” cada progresso alcançado. Cada FABS feita pelos líderes é de grande importância para a Pastoral da Criança e para toda a sociedade, pois, é enviada para a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança cujos dados são digitados no sistema de informação, gerando relatórios que influenciam inclusive as políticas públicas.

Dom José, ao falar aos participantes, agradeceu o esforço e dedicação de cada líder e incentivou a serem perseverantes em sua missão, superando as dificuldades e limitações. Sempre há quem necessite de ajuda. Referiu-se à situação de muitas mães sofrendo a angústia de não terem o que oferecer para as crianças com fome, embora se diga que no Brasil não há este problema. Mencionou sua ida para Caxias do Sul, com altos índices de violência e realidade mais extensa para a ação pastoral.

Padre Jair Carlesso, pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário, assessorou a análise das ações da pastoral da criança nos últimos 4 anos a partir das questões do roteiro de preparação para a Assembleia Diocesana da Ação Evangelizadora, nos dias 06 e 07 de setembro. Depois da análise das questões, foi eleita uma delegada para representar a Pastoral da Criança na Assembleia Diocesana. Após reflexão à luz da passagem do Evangelho de São Lucas 24,13-35 dos discípulos de Emaús, houve a bênção e partilha do pão.

Finalizando o encontro, as coordenadoras paroquiais partilharam as ações que estão sendo realizadas e que constam do planejamento paroquial anual.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais