Curso de Odontologia da URI inserido na cultura indígena

 

O Curso de Odontologia da URI realizou, no dia 06 de junho, mais uma visita técnica à Aldeia Indígena, no município de Erebango. A iniciativa, realizada com os alunos do terceiro semestre, foi conduzida pelo professor e Coordenador do Curso, Antônio Augusto Iponema Costa, dentro do conteúdo programático da disciplina de Programa de Saúde da Família I, onde se trabalha a cultura indígena no Brasil.

O cacique Joel Pereira recebeu o professor e os acadêmicos com “tereguahê porãke”, o que significa sejam bem-vindos na língua Guarani. Foi possível conhecer a cultura da aldeia, por meio da música, língua, dança, religiosidade, crenças, hábitos de vida e artesanato. A aldeia conta com uma Unidade Básica de Saúde com uma equipe multiprofissional.

Os acadêmicos desenvolveram uma palestra educativa com utilização de recursos multimídia sobre atenção em saúde bucal e na sequência realizaram escovação dental supervisionada.

Professor Antônio destaca que “é sempre muito interessante que os acadêmicos conheçam em loco a cultura indígena, a fim de conhecer e desmitificar esta realidade”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais