Assuntos relacionados a Pasta da Saúde são analisados na Capital

Nesta segunda feira, 23, o secretário adjunto de Saúde, Jackson Arpini, esteve reunido em audiência com o secretário estadual da mesma pasta, Francisco Paz, em Porto Alegre.

Na pauta do encontro na Secretaria Estadual de Saúde (SES) as ações de promoção e prevenção para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a situação da Unidade de Pronto Atendimento de Erechim e os hospitais de pequeno porte, assunto de relevância regional para a área de abrangência da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU).

O secretário adjunto entregou documentação solicitando atenção especial aos recursos atrasados por parte da SES à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), referentes aos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017, que acumulam o montante de, aproximadamente, R$ 2.700.000,00. Também protocolou expediente com relação ao incentivo financeiro da FHSTE, referente ao mês de fevereiro, no valor aproximado de 1.600.000,00, que igualmente está atrasado, o que compromete a gestão financeira da Secretaria Municipal de Saúde de Erechim.Francisco Paz manifestou que até o final do mês o incentivo será devidamente pago, que a intenção é saldar todos os compromissos pendentes e que estes dependem de impacto orçamentário. Para Jackson Arpini a reunião foi produtiva. “A sinalização do secretário em relação aos pagamentos nos tranquiliza, partindo do pressuposto que necessitamos recursos dos entes parceiros para efetivar as ações e serviços de saúde, seja da atenção básica, secundária ou terciária.

Em sua estada na Capital, o secretário adjunto de Saúde também visitou a Casa de Apoio mantida pela Prefeitura de Erechim para dar suporte a pacientes em tratamento fora de domicílio. São usuários referenciados pela SMS para tratamento em hospitais de maior complexidade ou em especialidades que não estão disponíveis pela rede SUS a nível municipal. A administradora da unidade, Neuza Alves da Silva, e os dirigentes analisaram demandas do serviço como logística, hospitais de referência, estrutura física, necessidades prioritárias e pontos que precisam ser melhorados.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais