Emater/RS-Ascar e grupo Caminho das Flores, Cores e Sabores aderem ao Programa Sementes do Banrisul

A Emater/RS-Ascar e o grupo Caminho das Flores, Cores e Sabores, em Ipiranga do Sul, receberam na quinta-feira (24) as sementes do Programa Sementes Banrisul. A entrega aconteceu na agência do Banrisul de Getúlio Vargas com a presença da extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Renata Bombana, das agricultoras Gessy Sbeghen e Tecla Salapata Pinheiro, representantes do grupo Caminho das Flores, de Cristiano Medeiros Zanatta e de Jorge Gobalchin, ambos do Banrisul, e do responsável pela Carteira Rural, Emerson Bernieri.

O Programa Sementes Banrisul visa orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável nas comunidades onde o banco está inserido. Para isso, são distribuídas sementes agroecológicas de diversas espécies, como hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos para projetos que valorizem a agricultura sustentável.

A Emater/RS Ascar em Ipiranga do Sul desenvolveu esse projeto em parceria com o grupo do turismo rural e o Banrisul desenvolvendo uma ação conjunta também com Clubes de Mães do município, além de beneficiários do Programa Socioassistencial e de famílias da agricultura familiar. O objetivo é alcançar o maior número possível de famílias com ações em Segurança e Soberania Alimentar, através da diversidade alimentar para o autoconsumo e eventual venda do excedente gerando novas fontes de renda.
A ação também faz parte do assessoramento às famílias para o acesso a políticas públicas e direitos sociais, possibilitando à inclusão social e produtiva. Ações como essa garantem novas formas de inclusão, a garantia de direitos, o desenvolvimento e a autonomia das famílias rurais, observa a extensionista Renata Bombana.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais