Coro da URI realiza turnê no Uruguai

O Coro da URI Erechim realizou, de 12 a 16 de setembro, sua primeira turnê internacional. As programações e eventos se concentraram nas cidades de Montevideo, Rosário e Colonia del Sacramento. Foi a primeira vez que o grupo cruzou fronteiras, levando sua música a outro país.

Durante a viagem, o maestro Marcio Buzatto foi convidado a ministrar oficinas de regência e canto coral nas cidades de Canelones, Montevideo e Rosário. A primeira ocorreu em Canelones, com a presença de 60 adolescentes e jovens do Ensino Médio público. Os coros do Liceu Nº 1 “Tomás Barreta” são atividades de contraturno sob a direção da maestrina Celeste Roselli.

A segunda oficina aconteceu na Cátedra Alícia Goyena, em Montevideo, com a participação do Coro da URI, estudantes de regência e integrantes de coros locais. Com a temática “Técnica Vocal e Gestual na Construção Sonora”, Marcio Buzatto trabalhou músicas renascentistas quando vários estudantes tiveram a oportunidade de reger uma das músicas e trabalhar seu gestual.

No Festival Internacional do Coro Contracanto, em Rosário, foi a vez de mostrar o trabalho desenvolvido em Erechim e que foi comemorativo aos 15 anos do grupo local. O Coro da URI encerrou o evento levando duas peças contemporâneas, uma valsa de Strauss e também duas músicas brasileiras: uma vaneira e um samba.     Participaram grupos da região metropolitana de Montevideo, todos de muito bom nível. “Foram momentos de trocas culturais importantes, onde saímos enriquecidos e emocionados com o carinho do público uruguaio”, disse o maestro. Como última música deste festival, o maestro Buzatto conduziu todos os grupos com a música Dirait On, de Morten Lauridsen, que foi trabalhada na oficina que precedeu o evento.

Na última parte da turnê, foi realizado o Concerto do Coro da URI na Igreja Santíssimo Sacramento, no centro histórico de Colonia del Sacramento. A abertura esteve a cargo do Coro Contracanto e depois os erechinenses cantaram por cerca de 1h para o público local. Muitos turistas puderam conferir o concerto, inclusive brasileiros que não deixaram de se manifestar ao término, se identificando e tecendo elogios.

No término da viagem, o maestro Buzatto afirmou: “Ficamos encantados com a qualidade dos grupos uruguaios e, especialmente, com a sua hospitalidade. Programações culturais muito ricas, trocas de experiências e novas amizades foram a tônica desta turnê. Agradecemos a todos os que possibilitaram esta primeira atividade internacional, desde nossos gestores da universidade, coristas, amigos do coro e os que nos receberam e organizaram todas as atividades como o Coro Contracanto e sua maestrina Celeste Roselli. Preparamos tudo com muita dedicação e carinho e o resultado foi ainda melhor do que esperávamos”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais