Agronomia da URI realizará pesquisa de fruticultura com o município de Erechim

        O Curso de Agronomia da URI começa a desenvolver um projeto de pesquisa na área de fruticultura, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim. Para dar início ao programa, o Secretário Leandro Basso entregou 238 mudas frutíferas aos professores responsáveis pela pesquisa, referente à contrapartida do município nesta iniciativa. São mudas de caqui; pêssego, das cultivares Eragil e Dourado; ameixa, das cultivares Fortune e Letícia; e figo. As mudas foram recebidas pelo Coordenador da Área de Ciências Agrárias, Antônio Sérgio do Amaral, e pelo Coordenador do Curso de Agronomia, Amito José Teixeira.

        O objetivo da pesquisa é encontrar o melhor manejo possível para estas espécies na região. Ela vai ser desenvolvida em área de aproximadamente um hectare, localizada no câmpus 2 da Universidade, e poderá ser utilizada tanto para estudantes dos cursos das áreas rurais, como pela Secretaria da Agricultura para a organização de dias de campo, demonstrações para os produtores da região e divulgação dos resultados obtidos.

        Segundo o professor Amito Teixeira, “o projeto tem ainda como meta a aproximação entre o produtor rural e seus familiares, futuros sucessores e a Universidade, fazendo com que o conhecimento gerado pelos estudos chegue até o produtor. A parceria entre o Poder Público e a Universidade é, portanto, gerar conhecimento e tecnologia na cadeia produtiva da fruticultura, visto que é fundamental  demonstrar a viabilidade da mesma na pequena e média propriedade”, diz o coordenador.

Comentários estão fechados.