Macaco encontrado morto no interior de Alto Bela Vista deixa saúde em alerta devido a suspeita de febre amarela

Alto Bela Vista – A Vigilância Epidemiológica da Agência Regional de Concórdia está em alerta com o surgimento de um macaco morto na tarde desta segunda-feira (23). Fato foi registrado na comunidade de Linha dos Vicentes, interior do município de Alto Bela Vista.

O macaco foi localizado por um agricultor e estava morto próximo a uma vergamoteira. O biólogo da Vigilância Epidemiológica, Felipe Gimenez, disse em contato com o jornalismo da Atual FM que existe a suspeita de febre amarela ou raiva. Porém, o fato do animal estar morto ha mais de uma semana não foi possível coletar material para exames.

Gimenez disse ainda que existe a suspeita do macaco ter sido morto por algum parasita ou predador, mas já está descartada a possibilidade do animal ter sido abatido. Ele enfatiza que o macaco não transmite a febre amarela e sim o mosquito silvestre. A morte pode sim indicar a suspeita do vírus estar circulando.

Dentre os procedimentos a serem tomados a partir de agora está a demarcação do local aonde os restos do macaco foram localizados e buscar vacinar os moradores que anida não receberam as doses contra febre amarela. O biólogo solicita para os moradores da região que fiquem atentos para a possível localização de outros animais mortos, que pode confirmar a circulação da doença.

 

Fonte: Atual FM

Comentários estão fechados.