Maio Vermelho e a prevenção contra o Câncer de Boca é tema de palestra

Nessa sexta feira, 24, no Auditório da URI- Campus de Erechim, foi realizada uma palestra sobre “Patologia Bucal – Lesões Bucais”, ministrada pela Dra. Gabriela Caovilla Felin, cirurgiã dentista Especialista em Bucomaxilofacial, da cidade de Passo Fundo.

O evento alusivo ao Maio Vermelho, mês da prevenção contra o Câncer de Boca, faz parte da programação organizada pela Associação Brasileira de Odontologia – Regional Alto Uruguai, Secretaria de Saúde, Setor de Odontologia, 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Curso de Odontologia, da URI, Uniodonto e Conselho Regional de Odontologia, do Rio Grande do Sul.

A cirurgiã bucomaxilofacial fez considerações sobre a incidência da doença que, segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, está na quinta posição entre os homens. Abordou sobre os fatores de risco, como o tabagismo, etilismo, pacientes de pele clara e exposição ao sol sem proteção, e da importância dos cirurgiões dentistas estarem atentos às pequenas lesões que podem, com o tempo, se tornar malignas. Também ressaltou a importância do diagnóstico precoce e as formas de tratamento.

A iniciativa teve como público alvo os acadêmicos e professores do Curso de Odontologia, cirurgiões dentistas da rede pública de saúde da Região 16 – Alto Uruguai Gaúcho. Os representantes das entidades parceiras também se manifestaram sobre a relevância da prevenção, especialmente com relação as lesões da cavidade oral, alvo da palestra e do mês preventivo.

Jackson Arpini, Vice-Presidente da ABO/RS chamou a atenção para a importância do exame preventivo, e que o mês de maio faz um chamamento especial para a causa, mas o olhar do cirurgião dentista para as lesões da cavidade oral deve estar atento em todos os exames clínicos, no intuito da realização do diagnóstico precoce. “Quando mais cedo for realizado o diagnóstico, maiores serão as chances de cura”, pontuou o representante da entidade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais