Rally de Erechim terá primeiro dia de prova nesta sexta

Manhã começará com treino final para equipes e qualificação para carros de tração 4x4

Começa para valer na manhã desta sexta-feira, dia 25, a 21ª edição do Erechim Rally Brasil. Competidores de cinco países estarão na pista para acelerar suas máquinas em busca da vitória da maior e mais importante prova do rali de velocidade brasileiro. A corrida vale pontuação para os campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho.

A partir das 7h20 começa o shakedown, ou o treino final de ajuste dos carros para pilotos e navegadores. Este trabalho será realizado em uma pista de pouco mais de 5 quilômetros de  extensão, num trecho que simula praticamente 100% as especiais do rali. Largada e chegada acontecem na Linha Gramado, interior de Erechim.

Nesta mesma pista, a partir das 9h, tem o Qualifying Stage, ou uma seção de qualificação somente para as categorias que possuem carros de tração 4×4.

Após esta seção, à tarde, 15h, na Sala de Imprensa, junto ao Parque da Accie, os 10 melhores colocados, escolherão a ordem em que vão querer largar na corrida. No rali, diferente de provas de pista, nem sempre é bom ser o primeiro a largar, por isso, após a qualificação, os melhores colocados acabam escolhendo largar da quinta posição para trás.

E a tarde, a partir das 8h30, larga a primeira especial da prova de Erechim, o super prime noturno. Este acontece em uma pista, especialmente montada para o evento, junto ao Parque da Accie.  Neste mesmo local acontece o super prime diurno, no sábado, a partir das 14h, e a última especial do rali, no domingo, às 12h.

Nesta sexta, será apenas uma especial, o super prime. Já no sábado, serão outros sete trechos cronometrados e no domingo, mais cinco, fechando a corrida.

Especiais com novidades

Na parte técnica, uma das atenções principais foi dispensada às especiais, os trechos por onde passará o rali. Na corrida de Erechim serão trechos diferentes, totalizando 13 especiais, mais de 160 quilômetros de trechos cronometrados.

As especiais serão todas em estradas de terra, passando pelo interior dos municípios de Erechim, Barão de Cotegipe e Paulo Bento, além da pista do Parque da Accie, onde acontecerão os super-primes, noturno e diurno, além da última disputa da prova, no domingo, dia 27.

Parte das especiais deste ano, terão trechos novos em relação às edições anteriores. Outros se manterão. Lugares com apelo turístico como o Vale do Dourado, serão mantidos.

Parque de apoio

O parque de apoio, local onde ficará toda a estrutura de prova do Rally, administrativo, boxes e a pista do super-prime, estão mantidos no Parque da Accie. No mesmo local haverá ainda a Sala de Imprensa Internacional.

Praça de alimentação

A praça de alimentação será formada pela presença de food trucks, que levarão ao público variedade gastronômica. Os food trucks estão instalados no Parque da Accie com uma grande variedade gastronômica.

Outras atrações

Quem for ao Parque da Accie durante os dias do Rally, poderá também acelerar em outra pista, a de kart. Isso porque, no Pavilhão 1 do Parque, o público poderá se divertir em uma pista de kart indoor.

Doação de alimentos

Uma importante ação voltará a ser realizada no rally de Erechim deste ano. Será a doação de alimentos, como forma de ingresso para o público assistir ao super-prime noturno, na sexta-feira, dia 25, o super-prime diurno, no sábado, dia 26, e a última especial da prova, no mesmo local, no domingo, dia 27.

O acesso ao parque nestes dias, se dará através da doação de um quilo de alimento não perecível, dentro do prazo de validade (menos sal), que após serão revertidos ao programa Mesa Brasil, do Sesc Erechim, que atende mais de 35 instituições assistenciais na região norte do RS.

SERVIÇO

Erechim Rally Brasil

O que: corrida de rali de velocidade

Onde: Erechim, RS

Quando: dias 23 a 27 de maio de 2018

Competições em disputa: Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho

Programação

Sexta-feira – dia 25 de maio

7h20 – Início dos shakedown / qualifying stage

8h – Início do reconhecimento das especiais

14h30 – Coletiva de Imprensa com autoridades e competidores (Sala de Imprensa Internacional)

15h – Escolha da ordem de largada (pilotos das categorias 4×4) (Sala de Imprensa Internacional)

18h38 – Super-Prime Noturno – SS Sicredi (Pista da Accie – Parque da Accie)

Sábado, dia 26 de maio

8h18 – Largada da SS Linha Batistela 1

8h56 – Largada da SS Barão de Cotegipe 1

9h24 – Largada da SS Paulo Bento 1

11h22 – Largada da SS Linha Batistela 1

12h00 – Largada da SS Barão de Cotegipe 1

12h28 – Largada da SS Paulo Bento 1

14h18 – Largada do Super-Prime Diurno – SS Sicredi

Domingo, dia 27 de maio

8h33 – Largada da SS Linha Aurora 1

9h01 – Largada da SS Cristalina/Vale Dourado 1

11h09 – Largada da SS Linha Aurora 1

11h37 – Largada da SS Cristalina/Vale Dourado 1

12h22 – Largada da SS Accie/Sicredi

13h30 – Premiação (Parque da Accie)

Total de quilometragem em especiais no sábado: 104,68 km (64%)

Total de quilometragem em especiais no domingo: 59,86 km (36%)

Total de quilometragem: 164,54 km (100%)

Comentários estão fechados.