Programa Saúde na Escola tem reunião de planejamento de ações

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

O Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelo Município, através das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, reuniram-se através do GTI-M, sendo um representante de cada escola que fez adesão e um representante de cada UBS do Município, para planejar as ações até o final do ano. Também foram apresentados e analisados os resultados das atividades desenvolvidas em 2018.

O PSE é uma política intersetorial da saúde e da educação, voltada a crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino. A articulação entre as equipes de saúde e as escolas do território (interdisciplinaridade e intersetorialidade) é a base do mesmo e preconiza o desenvolvimento de ações, mediante práticas de promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das condições clinicas dos educandos.

Da forma como é desenvolvido hoje, foi instituído em 2007, pelo Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro e a Portaria Interministerial nº. 1.055, de 25 de abril de 2017 redefine as regras e os critérios para adesão ao PSE por estados, Distrito Federal e municípios e dispõe sobre o respectivo incentivo financeiro para custeio de ações.

Ações de promoção de saúde:

Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;

Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;

Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;

Prevenção das violências e dos acidentes;

Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;

Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;

Verificação e atualização da situação vacinal;

Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;

Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; e

Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Os critérios de monitoramento das ações do PSE são reavaliados pelo Ministério da Saúde e Ministério de Educação e Cultura, visando facilitar o trabalho das equipes de saúde e escolas junto à comunidade escolar. Assim que forem divulgados, serão repassados a todos os gestores.

De qualquer forma serão realizadas as ações no município, identificando em cada escola quais as necessidades e prioridades em prevenção e promoção de saúde.

 

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais