Espetáculo infantil retrata os 100 anos de Erechim

Trabalhar fatos históricos com crianças de no máximo cinco anos de idade o tema 100 anos de administração política administrativa. Este foi o eixo central do espetáculo musical realizado pela Escola Municipal de Educação Infantil, Bôrtolo Balvedi, dentro do Projeto “As crianças contam Erechim de 0 a 100 anos”, em parceria com o Ateliê A Fábrica de Brinquedos.

O musical foi apresentado nos dias 18 e 19, no Centro Cultural  25 de Julho, dentro da programação oficial do Centenário de Erechim e celebrando os 14 anos do educandário, com a participação da comunidade escolar, autoridades, convidados e homenageados e será novamente apresentado no mês de novembro na FRINAPE 2018. Na oportunidade a presença da Secretária de Educação, Vanir Clara Bernardi Bombardelli.

Para os organizadores o centenário não poderia ser resumido somente a chegada de um trem ou a releitura de prédios históricos. “Após um estudo sobre a temática e mais de 150 referências, a história do centenário foi dividida em oito temas, o trem; Erechim: nomes e símbolos; pontos turísticos; capítulo dos esportes; Erechim festivo e cultural; empreendedores e personalidades; hábitos e costumes e Erechim a Capital da Amizade, onde cada uma foi ilustrada através de itens, selecionados pela escola por unirem relevância para contar o centenário e para a abordagem em sala de aula.

No total, 101 itens foram ordenados de maneira lógica e numerados entre 0 e 100, criando uma narrativa histórica, lúdica e divertida, permitindo para quem a lê conhecer Erechim de maneira global além de ser surpreendido com fatos curiosos que muitas vezes acabaram perdidos pelo tempo. Foi a partir desta perspectiva que surgiu o título do projeto.Em sala de aula, o projeto pedagógico será transformado em um livro e unido a fichas com trabalhos das famílias, sobre o que esperam de Erechim para o próximo centenário, que formará uma cápsula do tempo, o marco histórico da escola dentro do projeto “Marcos do Centenário” da Secretaria Municipal de Educação.

A atividade, denominada como um documentário musical, envolveu a narrativa histórica combinada com a participação das 140 crianças com fantasias, cenários, vídeos, canto, dança e teatro, fazendo com que o centenário seja contato através de um show de encher os olhos e a alma.

Para a professora Dúnia Bergamo de Oliveira, diretora da EMEI Bôrtolo Balvedi,  a maior gratificação e conquista pedagógica é poder proporcionar para as crianças a oportunidade de vivenciarem na prática o centenário, conhecendo e visitando os pontos históricos da cidade, representando momentos como o projeto do traçado viário elaborado por Carlos Torres Gonçalves ou a história de Bôrtolo Balvedi, que hoje dá nome a escola, mas que veio da Itália para Erechim, construiu a Indústria de Bebidas e permanece na memória afetiva da maioria dos adultos de hoje.

Para o representante do ateliê A Fábrica de Imaginação, Cassiano Nestor, responsável pela criação artística e criativa do espetáculo, a elaboração do projeto foi cheia de desafios. “Começou pelo fato de termos que retratar 100 anos de história em apenas uma hora de espetáculo e montarmos de maneira que fosse rico em informações, como um verdadeiro documentário, mas, ao mesmo tempo, tendo características criativas, coloridas e divertidas o suficiente para atrair a atenção dos pequenos, artistas ou espectadores, que são o foco de todo o trabalho, sem tornar o musical infantil demais para os adultos que o assistem”.

“Conseguimos isso com um trabalho conjunto com a equipe pedagógica da escola, onde mesclamos projeções de fotos, fatos e áudios históricos, com as crianças brincando de contar a história através de atividades corriqueira na Educação Infantil como jogos, brinquedos e atividades diárias, além da inserção de pequenas esquetes de dança e teatro, sempre com uma visão lúdica do fato”, comenta.

Em alguns momentos retrataram a história da FRINAPE através de seus shows ou a trajetória da Alessandra Ambrósio. Já em outros, o Rally em referência ao EAEC de Erechim ou na homenagem para Os Monarcas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais