O caminho do Galo na Liga Nacional de Futsal 2018

A organização da Liga Nacional de Futsal divulgou na última semana a tabela de jogos do torneio 2018. A maior e mais difícil competição do futsal mundial reunirá os principais clubes do Brasil e entre eles o Atlântico, que busca o seu inédito título. A Liga Nacional deste ano segue o mesmo regulamento da edição passada, porém, conta com um convidado que representará o norte do país, o Shouse de Belém do Pará.

A estreia do verde-rubro no certame nacional acontece no próximo dia 17 de março, às 19h, no Caldeirão do Galo, contra o Joaçaba Futsal. Na sequência, 23 de março, o time comandado por Giba recebe justamente o mais novo integrante da liga, o Shouse. Na última rodada da primeira fase, dia 20 de setembro, o Atlântico joga contra o Pato Futsal, em Pato Branco, no Paraná.

Nas últimas temporadas o Atlântico não chegou a ser apontado como um dos favoritos ao título da Liga Nacional de Futsal, mas em 2018, acredito que o time erechinense está entre os cinco melhores da competição nacional. As contratações realizadas pelo clube mostram aos adversários que o Atlântico não veio apenas para chegar até as quartas de final, mas sim para brigar na decisão, como ocorreu em 2005. O ano parece ser promissor para o verde-rubro, mas é preciso esperar a bola rolar para ver.

Taça Brasil

Como a coluna havia antecipado, Erechim será sede da Taça Brasil de Futsal 2018, que acontece do dia 17 a 23 junho. Na última semana a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) oficializou a Capital da Amizade como cidade sede de uma das mais tradicionais competições do futsal brasileiro.

A Taça Brasil 2018 contará com 10 equipes participantes, sendo nove através das federações estaduais e o Atlântico como representante da cidade sede do evento. Os participantes serão conhecidos no dia 18 de abril, data limite para que as federações encaminhem à CBFS os nomes dos representantes de cada estado

De novo o JEC

O sorteio realizado na última segunda-feira, dia 19 de fevereiro, definiu os confrontos da Supercopa de Futsal, que acontece de 02 a 04 de março, em Sorocaba, São Paulo. O adversário do Galo na semifinal será mais uma vez o Joinville. O algoz do verde-rubro em 2017 na Taça Brasil e Liga Nacional, estará mais uma vez no caminho do Atlântico. Na outra semifinal se enfrentam Magnus e Horizontes.

A Supercopa será realizada no formato eliminatório, em partidas únicas na semifinal e final. O canal Sportv irá transmitir todos os jogos da competição para todo o Brasil. O campeão será o representante brasileiro na Libertadores da América 2018 ao lado da ACBF de Carlos Barbosa.

Novas regras do futsal

As novas regras do futsal que foram aprovadas pela FIFA em recente encontro na Eslovênia ainda não estão valendo, mas envolvem alterações como: laterais e escanteios podendo ser cobrados com as mãos, utilização do goleiro linha podendo ser feito somente pelo time que está perdendo o jogo, reposição de bola pelo goleiro e o aumento nas cobranças de pênaltis, que passariam de três para cinco como acontece no futebol.

As mudanças só passarão a valer a partir da homologação, que deverá acontecer em junho durante reunião da FIFA na Rússia, porém, no futsal brasileiro passarão a valer em 2019. Para muitos é um retrocesso para o futsal. Particularmente não tenho uma opinião definitiva, mas acredito que o goleiro que joga como homem de linha deverá ser o mais prejudicado com essas alterações.

Por Fabio Lazzarotto

 

Comentários estão fechados.