Mais de 70 escolas atendidas pela Educação Ambiental do Consórcio Itá

O Centro de Divulgação Ambiental – CDA do Consórcio Itá atendeu durante o ano de 2019, através de seu programa de Educação Ambiental, cerca de 8 mil alunos, das séries iniciais ao ensino fundamental, de 75 escolas públicas e particulares da região. Estes atendimentos aconteceram durante o período de março a dezembro, em instituições de ensino localizadas na área de abrangência dos 11 municípios lindeiros ao reservatório da Usina Hidrelétrica Itá.

Foram 14 temas abordados em 181 ações educativas. Dentre os conteúdos trabalhados estão: Dengue, Ecossistemas, Agrotóxicos, Resíduos Sólidos, Sustentabilidade, Água, Unidades de Conservação, Faixa Ciliar, entre outros. No último ano, a palestra com maior número de expectadores foi sobre a dengue, com quase mil alunos atendidos. A apresentação abordou os ciclos da dengue, transmissão, sintomas e prevenção. Ela veio ao encontro dos trabalhos preventivos realizados pelas escolas em decorrências dos focos dos mosquitos transmissores identificados nos municípios.

Leo e Juju

Somente o projeto Aventuras do Leo e Juju, em 2019, atendeu 4.382 alunos do pré-escolar ao o 6° ano, sendo utilizados recursos como vídeo, gibis e jogos pedagógicos. A linguagem para o público infantil e os materiais ilustrativos ajudaram na compreensão dos temas, e ainda, possibilitaram que as crianças levem para casa e compartilhem o aprendizado com os familiares. Há 12 anos o uso dos materiais e personagens auxiliam na prática da educação ambiental.

Palestras para grupos

Além das palestras em escolas, os educadores do Centro de Divulgação Ambiental – CDA também atenderam grupos comunitários. Foram 30 grupos em 2019 e aproximadamente 980 expectadores. O tema água e ecossistemas foram trabalhados para a terceira idade e entre os grupos de mulheres, as palestras abordaram a questão dos resíduos sólidos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais